segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Política

Leandro tenta barrar ímpeto eleitoral de secretários para ter gestão focada

Prefeito de Aparecida de Goiânia demonstra preocupação, mas titulares de algumas pastas afirmam que não perderão o foco em governar bem o município

Marina Moreirapor em
Leandro tenta barrar ímpeto eleitoral de secretários para ter gestão focada
Leandro Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia - Fonte: Divulgação

Foi dado início à temporada de intenções dos pré-candidatos em se jogar na corrida eleitoral de 2026 desde já e, em Goiás, muitos são os políticos e secretários que depositam suas expectativas em novas funções a partir de janeiro de 2027. Em Aparecida de Goiânia não é diferente, tendo em vista a demonstração de interesse por parte de determinados titulares de pastas da gestão de Leandro Vilela (MDB) em buscar um cargo eletivo no pleito do ano que vem.

Em contrapartida, o prefeito de Aparecida tem demonstrado preocupação com a pré-campanha de seus secretários, ao evidenciar que o foco precisa estar direcionado à gestão da cidade, não nas eleições de 2026. O jornal O HOJE contatou três secretários municipais de Aparecida de Goiânia: João Pedro de Almeida (Ciência, Tecnologia e Inovação), Vanilson Bueno (Articulação Política) e Willian Panda (Habitação).

Leia também: Marcos do Val tem contas bloqueadas pelo STF

Para Almeida, o objetivo atual de quem trabalha na gestão, mas deseja concorrer às eleições, precisa ficar evidente. “A determinação do prefeito Leandro Vilela para toda a sua equipe e os seus secretários é que neste ano, de 2025, o foco seja na gestão. Todos os possíveis candidatos que tenham a pretensão de concorrer, seja qual for a vaga para o ano que vem, que deixem para discutir política em um momento oportuno”, destaca o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário aproveitou para descrever como se encontrava a cidade de Aparecida de Goiânia no início da gestão. “A equipe, juntamente com o prefeito, pegou uma cidade com mais de R$ 500 milhões de dívidas e, para que a cidade volte a seguir os trilhos do desenvolvimento, é preciso foco. Então a determinação do prefeito é para que, no ano de 2025, nenhum secretário tenha como foco principal as eleições do ano que vem, mas, sim, a gestão da qual eles fazem parte e que é a prioridade nesse governo.”

Cobrança justa

Ainda sobre o comportamento de Leandro Vilela frente à possibilidade de seus auxiliares se candidatarem, o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno, diz que o prefeito de Aparecida tem razão em cobrar mais empenho de seus secretários, mesmo daqueles que têm o objetivo de se candidatar. Para Bueno, essa ação do prefeito é algo normal, já que o momento de fazer campanha ainda não chegou.

“O prefeito Leandro Vilela tem uma postura muito responsável com a gestão, e é natural que ele cobre esse mesmo compromisso de toda a equipe. Ele tem razão em reforçar que agora é hora de trabalhar, não de fazer campanha. Da minha parte, posso garantir que estou completamente focado no que me cabe na administração. O momento é de entrega e de resolver problemas da cidade”, pontua Vanilson.

Já o secretário de Habitação, Willian Panda, fala que seu foco atual é fazer com que os habitantes de Aparecida voltem a ter acesso a moradia. “Estou focado em fazer com que Aparecida volte a garantir moradia digna ao seu povo. O legado que pretendo deixar é a garantia de regularização fundiária a quem mora nas ocupações urbanas”, diz Willian. O secretário afirma que procede a informação de que Leandro Vilela está preocupado com membros da gestão por achar que já estão muito focados no cenário eleitoral de 2026, mas Willian ressalta que não é o seu caso.

Expectativas para 2026

Sobre o interesse dos secretários em participar das eleições do próximo ano, todos os entrevistados falaram sobre suas expectativas para 2026. João Pedro revela que tem o objetivo de se candidatar para o cargo de deputado estadual. Vanilson compartilha da mesma vontade de João ao falar sobre sua vontade em atuar na Assembleia Legislativa, se conseguir viabilizar a candidatura e for eleito.

“Tenho, sim, interesse em disputar uma cadeira da Câmara Estadual e essa é uma possibilidade que não descarto. Mas sou muito claro quanto a isso: o processo eleitoral de 2026 será discutido em 2026. Até lá, meu foco absoluto está voltado para a gestão e para o trabalho que temos feito na Secretaria de Articulação Política. Tenho um compromisso com o prefeito Leandro Vilela e, acima de tudo, com a população de Aparecida”, conclui o secretário. Willian também confirma o interesse em ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

O O HOJE tentou entrar em contato com o prefeito de Aparecida de Goiânia, mas não obteve retorno. O que se sabe é que Leandro evita comentar essas questões abertamente para evitar a ocorrência de problemas em sua gestão. Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram que os secretários foram cobrados por Leandro Vilela em reunião recente para que a gestão não seja deixada de lado em nome de projetos pessoais de pré-campanha dos titulares das pastas. (Especial para O Hoje)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Aparecida de Goiânia eleições 2026 Leandro Vilela Política

Veja também

Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela defende continuidade de investimentos em infraestrutura no Sul de Goiás

Candidato à reeleição passou por Goiatuba e Bom Jesus de Goiás e destacou obras rodoviárias e q...
Luis Cesar Bueno

ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende ligação de polos industriais de Aparecida de Goiânia às ferrovias

Candidato ao governo de Goiás também apresentou propostas para educação e segurança pública du...
Marconi Perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo recebe apoio de entidades de policiais e bombeiros em Goiânia

Candidato apresentou propostas para militares da ativa e da reserva durante reunião com representan...
Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Investigação

Mensagens mostram contato de Ibaneis com Vorcaro durante negociação do Master

Registros indicam troca de documentos e conversas entre ex-governador e banqueiro durante tratativas...
Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

STF

Prazo para Mendonça responder a acusações de Moraes termina nesta segunda (21)

Moraes alega que os relatórios de inteligência da Polícia Federal (PF) enviados a Edson Fachin in...
Ciro Nogueira ataca Boulos e Lula após rumor sobre ministério

Operação Compliance Zero

PF apreende dólares, euros e liras turcas em escritório de Ciro Nogueira

Valores foram encontrados durante a 5ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas ...
Flávio Bolsonaro e pai de Neymar cobraram Vorcaro, aponta PF

"Estão me cobrando"

Flávio Bolsonaro e pai de Neymar cobraram Vorcaro, aponta PF

Mensagens indicam cobrança das partes por recursos ligados a filme sobre Bolsonaro e negociação c...
Celina anuncia 13 mil atendimentos para crianças com TEA e promete ampliar rede no DF

POLÍTICA

Celina anuncia 13 mil atendimentos para crianças com TEA e promete ampliar rede no DF

Governadora afirma que parceria com a APAE busca enfrentar fila por atendimento especializado e defe...