O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Pesquisa

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump pode reverter inelegibilidade de Bolsonaro

Levantamento da Genial/Quaest aponta que 59% dos brasileiros não acreditam na reversão via Trump

Thiago Borgespor Thiago Borges em 28 de julho de 2025
Maioria dos brasileiros não acredita que Trump pode reverter inelegibilidade de Bolsonaro
Foto: Alan Santos/PR

A maioria dos eleitores brasileiros não acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja capaz de reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (28). 

O levantamento mostra que 59% dos brasileiros não acreditam que o presidente americano seja capaz de reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de junho de 2023, que impede o ex-chefe do Executivo de disputar eleições até 2030. Em contrapartida, 31% dos entrevistados consideram que Trump consegue reverter a inelegibilidade de Bolsonaro. 

O estudo também mediu o entendimento entre os apoiadores e os críticos ao ex-presidente. Entre os eleitores do Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2022, 46% avaliam que as ações de Trump podem alterar a situação do ex-chefe do Executivo perante a Justiça Eleitoral, enquanto 45% discorda da hipótese, e não enxergam as ações do republicano como suficientes.  

Leia mais: Mabel precisa aprender a diferença entre prefeitura e fábrica de bolacha

Já entre os eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, 69% não acredita no poder de Trump para reverter a decisão, enquanto 23% dos votantes do presidente acreditam no contrário. 

A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores de diversos perfis políticos, entre os dias 10 e 13 de julho. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também