O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Justiça

MP aciona Justiça para exigir GPS em todas as viaturas da PM de Goiás

Ação cobra rastreamento também na frota própria da corporação

Letícia Leitepor Letícia Leite em 28 de julho de 2025
MP aciona Justiça para exigir GPS em todas as viaturas da PM de Goiás Foto:Hegon Corrêa/PMGO
MP aciona Justiça para exigir GPS em todas as viaturas da PM de Goiás Foto:Hegon Corrêa/PMGO

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ingressou com uma ação civil pública pedindo à Justiça que obrigue o Estado a instalar equipamentos de rastreamento por satélite (GPS) em todas as viaturas próprias da Polícia Militar. A ação foi recebida na última quinta-feira (25) pela 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia.

De acordo com o MP, atualmente apenas a frota alugada da PMGO conta com GPS, enquanto os veículos próprios seguem sem qualquer sistema de monitoramento. A medida é considerada fundamental para garantir transparência, controle institucional e segurança jurídica nas operações policiais.

A ação, proposta pelo Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial e na Segurança Pública (Gaesp), destaca que a ausência de rastreamento impede o controle eficaz dos deslocamentos das viaturas e dificulta o acompanhamento de ocorrências e eventuais abusos, como mortes decorrentes de intervenções. O MP aponta ainda que o Estado não possui nem sequer estudos em andamento para implementar o sistema.

Para o órgão, a medida está alinhada a diretrizes do Supremo Tribunal Federal, da Corte Interamericana de Direitos Humanos e da Organização das Nações Unidas, que orientam o controle rigoroso das atividades de segurança pública.

Após o recebimento da ação, a juíza Liliam Margareth da Silva Ferreira determinou a citação do Estado de Goiás, que terá 30 dias para apresentar defesa.

Procurada neste domingo (27), a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) informou, por meio de nota, que “adotará as providências pertinentes quando o Estado de Goiás for citado no processo judicial em questão”.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também