O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Los Angeles 2028

Seleção Brasileira Feminina de futebol garante vaga nos jogos olímpicos

Vaga foi garantida após classificação para a final da Copa América 2025. Colómbia também está garantida nos jogos

Pedro Paulo Lemespor Pedro Paulo Lemes em 30 de julho de 2025
Selecao Brasileira Feminina enfrenta o Paraguai
Lívia Villas Boas/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol confirmou mais uma vez seu favoritismo no cenário sul-americano. Na noite da última terça-feira, o Brasil atropelou o Uruguai com uma goleada por 5 a 1 e garantiu presença na grande final da Copa América Feminina de 2025. A vitória não só colocou a equipe na disputa pelo título continental como também assegurou uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Com a classificação para a decisão — que será contra a Colômbia no próximo sábado —, a equipe comandada por Arthur Elias mantém sua hegemonia impressionante: são 10 finais em 10 edições da competição, com oito títulos conquistados até agora. O Brasil é a única seleção a ter participado de todas as finais do torneio desde a sua criação.
Além do prestígio da final, a Copa América deste ano tem um peso ainda maior devido ao novo formato de classificação para os Jogos Olímpicos. A Conmebol anunciou que apenas os dois finalistas da competição continental garantirão vaga direta para Los Angeles-2028, reduzindo o número de etapas eliminatórias e aumentando o peso das fases decisivas.
Esse novo modelo segue uma tendência global. A Confederação Asiática de Futebol (AFC), por exemplo, também alterou o sistema para definir seus representantes olímpicos. A partir da edição de 2026 da Asian Cup Feminina, as oito equipes que chegarem às quartas de final disputarão um mata-mata, que definirá as duas seleções classificadas para as Olimpíadas.
Enquanto isso, outras federações ainda não divulgaram oficialmente como será o processo classificatório. A Concacaf (América do Norte e Central), Uefa (Europa), CAF (África) e OFC (Oceania) seguem sem anúncio de seus respectivos formatos. No entanto, a expectativa é de que todas as confederações adotem critérios mais objetivos e competitivos, com base no desempenho em torneios continentais.
Com a vaga em Los Angeles assegurada, a seleção brasileira agora volta suas atenções para a final da Copa América, onde enfrentará uma Colômbia cada vez mais competitiva. Além do título, a decisão servirá como mais um teste de alto nível para a equipe verde-amarela, que começa a se preparar desde já para o ciclo olímpico.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também