terça-feira, 29 de setembro de 2026
Fenômenos Climáticos

EUA bate recorde mundial com mega raio de 829 km

O mega raio com 829 quilômetros de extensão superou a marca anterior que também pertencia aos EUA, com um raio de 61 km em 2020

Lalice Fernandespor em
EUA bate recorde mundial com mega raio de 829 km
Foto: Chutipon Pattanatitinon/ Unsplash

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou nesta quinta-feira (31/7) um novo recorde global: um raio com 829 quilômetros de extensão cruzou os céus entre o leste do Texas e Kansas City, no Missouri, durante uma tempestade registrada em outubro de 2017. A marca supera em 61 km o recorde anterior, também nos Estados Unidos, em 2020.

A análise que levou à confirmação do fenômeno foi possível graças a satélites meteorológicos de última geração. A descarga elétrica, agora reconhecida como a mais longa já registrada, percorreu uma distância comparável à que separa Paris e Veneza. O evento foi identificado durante uma reavaliação de dados feita por especialistas da OMM com o satélite GOES-16, operado pela agência norte-americana NOAA.

A região em que o raio ocorreu, conhecida como Grandes Planícies, é frequentemente palco de tempestades de grande escala. Nesses locais, são comuns os sistemas convectivos de mesoescala, que criam condições para relâmpagos incomuns, como o registrado em 2017.

Relâmpagos comuns raramente ultrapassam 16 km de extensão e duram menos de um segundo. Já o mega raio cruzou uma formação de nuvens gigantes, o que permitiu uma propagação elétrica excepcional.

Segundo a OMM, fenômenos extremos como esse representam riscos concretos à segurança, podendo afetar voos, causar incêndios e ameaçar vidas. A secretária-geral da organização, Celeste Saulo, afirmou que “relâmpagos assim são uma ameaça real e reforçam a importância de sistemas de alerta precoce”.

A pesquisa teve colaboração de cientistas de vários países. Entre eles, a brasileira Rachel Albrecht, da USP, especialista em eletricidade atmosférica.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
EUA fenômeno climático mega raio

Veja também

EUA concluem retirada militar do Iraque após mais de duas décadas de guerra

retirada de militares

EUA concluem retirada militar do Iraque após mais de duas décadas de guerra

Saída das últimas tropas está prevista para esta quarta-feira (30) e amplia a influência de grup...
papa

IGREJA X POLÍTICA

Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa cristianismo

Durante retorno a Roma após viagem à França, pontífice também falou sobre a situação da Igrej...
Trump retira proteção contra discriminação de alunos LGBTI nas escolas dos EUA

SEM PROTEÇÃO

Trump retira proteção contra discriminação de alunos LGBT nas escolas dos EUA

Governo norte-americano revogou normas criadas durante a gestão Biden e retomou regras aprovadas no...
Escola de Aristóteles? Achado pode revelar onde Alexandre, o Grande, teve aulas

HÁ MAIS DE 2 MIL ANOS

Escola de Aristóteles? Achado pode revelar onde Alexandre, o Grande, teve aulas

Complexo de quase 2.400 anos encontrado no norte da Grécia possui salas com bancos de pedra, estád...
Terremoto desperta vulcão adormecido há quase 500 anos; veja o vídeo

ACORDOU!

Terremoto desperta vulcão adormecido há quase 500 anos; veja o vídeo

Satélite da Nasa registrou o avanço da lava no Krasheninnikov, que voltou a entrar em erupção de...
rádio

UNIVERSO

Astrônomos detectam sinal rádio vindo de planeta a 63 anos-luz da Terra

Observação do Beta Pictoris b permitiu identificar uma emissão associada ao campo magnético do g...
nepal

TRAGÉDIA NO HIMALAIA

Avalanche atinge montanha no Nepal e deixa 10 desaparecidos

Incidente ocorreu no acampamento-base do Himlung, durante um período de fortes nevascas e chuvas na...
Trump diz que China quer frear avanço dos EUA em Inteligência Artificial

Política internacional

Trump diz que China quer frear avanço dos EUA em Inteligência Artificial

Trump rejeita cooperação com China e diz que EUA lideram IA