O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
AGOSTO DOURADO

Campanha Agosto Dourado começa nesta sexta em Goiás

Campanha da Secretaria de Saúde mobiliza municípios com foco nos benefícios da amamentação nos primeiros anos de vida

Anna Salgadopor Anna Salgado em 1 de agosto de 2025
Agosto Dourado começa hoje em Goiás com ações para promover o aleitamento materno
Foto: Iron Braz

A partir desta sexta-feira (1º), o Governo de Goiás dá início à Campanha Agosto Dourado, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com os municípios. A iniciativa estadual tem como foco principal incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e mantê-la, de forma complementar, até os dois anos. Ao longo de todo o mês, serão realizadas ações educativas voltadas a gestantes, puérperas, profissionais da saúde e familiares.

A programação contempla dois momentos principais: a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, e o 2º Workshop Aleitamento Materno: Possibilidades, Contradições e Barreiras, que ocorrerá no dia 28. O secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, afirma: “o aumento da prevalência da amamentação constitui uma das prioridades da gestão estadual”.

Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (2019), 59,7% das crianças brasileiras com menos de quatro meses recebem aleitamento materno exclusivo. No Centro-Oeste, o índice é de 64,1%, o mais alto entre as regiões do país, embora ainda abaixo da meta de 70% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como parte da estratégia de fortalecimento da atenção à mulher e à criança, a SES-GO desenvolve o projeto Rede Nascer em Goiás. “Esse programa prevê a assistência integral às gestantes e aos recém-nascidos em toda a rede de saúde, com o acompanhamento e orientações contínuas às mães sobre a importância da amamentação e os cuidados imprescindíveis à saúde do bebê”, explica Rasível.

O secretário também destaca os benefícios da amamentação tanto para os bebês quanto para as mães. “O leite materno, conforme diz, é o alimento ideal porque fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger o bebê de diversas doenças. Para as mães, a amamentação ajuda na recuperação após o parto, reduz o risco de câncer de mama e fortalece o vínculo afetivo com o bebê.”

Com o tema deste ano, “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis” , a campanha busca o engajamento direto das gestões municipais. “Fizemos uma reunião no dia 23 de julho com a participação de 180 gestores e profissionais de saúde, onde solicitamos o apoio para a conscientização sobre a amamentação”, relatou o secretário.

O encerramento da campanha ocorrerá com a realização do 2º Workshop Aleitamento Materno, no auditório da Escola de Saúde de Goiás. O evento é voltado a profissionais que atuam diretamente com mulheres e crianças na rede pública.

Outro ponto de apoio essencial à campanha é o Banco de Leite Humano, que funciona no Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu). “Essa unidade faz a doação do leite materno às mães que enfrentam dificuldades em amamentar os filhos. O alimento natural é fundamental para garantir a nutrição e a sobrevida dos bebês prematuros e de baixo peso. Só neste ano, entre os meses de janeiro a julho, o Banco de Leite Humano fez a coleta de 915 litros de leite.”

Leia também: Aparecida e Goiânia reavaliam demanda por vagas em creches públicas

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também