Teatro valoriza amor e diversidade em nova temporada da Cia Sala 3
Espetáculo inspirado em Jorge Amado terá apresentações gratuitas em Goiânia com acessibilidade e sessões especiais para escolas públicas
A Cia de Teatro Sala 3 retorna aos palcos com o espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que será apresentado gratuitamente nos dias 9 e 10 de agosto, às 17h, no Teatro Zabriskie, no Setor Marista. Antes disso, em 8 de agosto, duas sessões exclusivas serão oferecidas para alunos de escolas públicas, às 9h e 14h30. A peça é baseada no único texto infantil de Jorge Amado e integra o projeto de manutenção da companhia, contemplado pela Lei Aldir Blanc 2024.
Com estreia em 2018, a montagem já passou por importantes palcos de Goiânia e Blumenau. Ao longo dos anos, a companhia consolidou sua proposta de oferecer ao público infantojuvenil uma dramaturgia crítica, sensível e acessível. “A montagem procura levar à plateia infantojuvenil a refletir e a pensar sobre questões cotidianas, como o respeito às diferenças raciais, sociais e educativas que estão presentes em nossas vidas e tão pouco valorizados como o amor e a diversidade”, comenta o diretor Altair de Sousa.
A história de amor improvável entre um gato e uma andorinha é ressignificada por meio de um trabalho cênico que articula bonecos, atores e um cenário de composição poética, revelando os mecanismos por trás da encenação. A dramaturgia colaborativa reúne nomes como Andreane Lima, Raquel Rosa e Gabriela Lima, com direção de Altair de Sousa, mantendo o foco no amor como tema universal. “Esse espetáculo considera o ‘amor’ como tema central da história, sendo ele de interesse universal, independente de idade, religião ou classe social”, destaca a equipe.
No elenco, estão Julia Filetti, Cadu Freitas, Igor Leoni, Sajâmes Paiva, Carlos Paiva, Nix e Amanda Constantino. A trilha sonora e o trabalho com teatro de bonecos reforçam a proposta de resgatar o encantamento do teatro para as infâncias, usando metáforas para tratar de preconceito e intolerância. A encenação propõe ao público uma imersão lúdica, sensível e crítica.
As ações do projeto de manutenção celebram os 22 anos da Cia Sala 3, que apresentará ao longo do ano mais seis espetáculos do repertório, entre eles Cora Coralinha, Maurice, Yerma e No Dorso Instável de um Tigre. O projeto ainda prevê duas estreias, oficinas gratuitas e ocupações urbanas com artistas e grupos convidados. Haverá workshops de dramaturgia, viewpoints, teatro para as infâncias, teatro cego e gestão cultural, com nomes como Renata Mizrahi, Ricardo Augusto e Claudio Dias.
As apresentações de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá incluem acessibilidade com intérprete de Libras e audiodescrição sob demanda. Escolas e grupos sociais interessados podem solicitar participação pelo e-mail: [email protected]. A companhia fornece transporte, ingressos e atividades formativas. Os ingressos gratuitos estão disponíveis pelo Sympla: https://linktr.ee/ciadeteatrosalatres.