O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Legislativo

Abbott ordena prisão de democratas por boicote à votação no Texas

Mais de 50 deputados deixaram o estado para impedir o quórum necessário à aprovação do novo mapa eleitoral, que pode favorecer os republicanos

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 5 de agosto de 2025
Abbott ordena prisão de democratas por boicote à votação no Texas
Foto: Reprodução

O governador do Texas, Greg Abbott, solicitou a prisão de parlamentares democratas que deixaram a capital Austin para impedir a votação de um projeto de redistritamento eleitoral no estado. Mais de 50 legisladores da oposição viajaram para cidades como Chicago, Nova York, Albany e Boston para barrar o quórum necessário à realização da sessão.

A proposta de redesenho dos distritos eleitorais, apoiada por Donald Trump, poderia garantir aos republicanos a conquista de até cinco cadeiras ocupadas hoje por democratas na Câmara dos Representantes. A ausência dos parlamentares democratas na votação forçou a suspensão dos trabalhos legislativos, já que a Constituição do Texas exige a presença de dois terços dos deputados estaduais para que a pauta avance.

Abbott afirmou que o Departamento de Segurança Pública foi instruído a localizar, prender e reconduzir ao Capitólio todos os deputados que abandonaram seus deveres. “Esta ordem permanecerá em vigor até que todos os membros democratas desaparecidos sejam encontrados e levados ao Capitólio do Texas”, declarou. O presidente da Câmara texana, Dustin Burrows, comunicou que já assinou mandados de prisão civil contra os parlamentares ausentes e está articulando com as autoridades a execução da ordem.

Donald Trump declarou na terça-feira (5) que os republicanos têm “direito a mais cinco cadeiras” no Texas e defendeu o redistritamento, alegando que estados controlados por democratas fazem o mesmo. “Temos uma oportunidade no Texas de conquistar cinco cadeiras. Eu ganhei no Texas e temos direito a mais cinco”, disse em entrevista à CNBC.

O deputado estadual democrata Ron Reynolds afirmou que ele e seus colegas estão dispostos a permanecer fora do Texas pelo tempo necessário para impedir o avanço do projeto de redistritamento no estado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também