Mais de 33 toneladas de cabos de cobre furtados são recuperadas em Goiás só no primeiro semestre
A Equatorial Goiás, com apoio das forças de segurança do estado, tem intensificado o combate aos furtos de cabos de cobre
A Equatorial Goiás, com apoio das forças de segurança do estado, tem intensificado o combate aos furtos de cabos de cobre. Só nos seis primeiros meses de 2025, mais de 33 toneladas de fios foram recuperadas. Um único caso em Goiânia, em março, chamou atenção, 32 toneladas foram apreendidas de uma só vez.
Essas ações fazem parte da Operação Equi-Cobre, que une esforços das polícias Civil, Científica e Militar. As equipes têm feito vistorias em ferros-velhos, comércios, inspeções em campo e agido com base em denúncias anônimas.
Segundo a equatorial, os crimes não causam só prejuízo financeiro, eles representam risco de choques elétricos, interrupção de serviços essenciais e até mortes. Hospitais, escolas, postos de saúde e bairros inteiros já foram afetados pela prática criminosa.
Em 2025, já foram realizadas 217 operações, com 117 prisões. Desde que a Equatorial assumiu a distribuição de energia elétrica em Goiás, foram 652 operações e 382 pessoas presas.
A situação se agravou tanto que uma nova legislação entrou em vigor este ano. A Lei Federal 14.811/2024 endurece as penas para quem furta, rouba ou recepta fios e cabos usados em serviços públicos. Agora, quem for pego pode pegar até 8 anos de prisão.
As cidades com mais ocorrências são Águas Lindas de Goiás, Morrinhos, Goiânia e Anápolis. A empresa também está investindo em tecnologia de monitoramento, como câmeras com sensores de presença e rondas 24h, para tentar coibir novas ações criminosas.