O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Negociações

Trump vê avanço com Putin mas sanções ainda seguem previstas

Trump nomeia reunião com Putin como “produtiva”, mas Casa Branca afirma que sanções secundárias seguem planejadas

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 6 de agosto de 2025
Trump vê avanço com Putin mas sanções ainda seguem previstas
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (6) que seu enviado especial, Steve Witkoff, obteve “grandes progressos” em uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro, que durou cerca de três horas no Kremlin, teve como foco negociações para encerrar a guerra de três anos e meio iniciada com a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Em publicação no Truth Social, Trump declarou ter comunicado alguns aliados europeus sobre as conversas. “Todos concordam que essa guerra deve chegar ao fim, e trabalharemos para isso nos próximos dias e semanas”, escreveu.

Segundo a CNN, a Casa Branca confirmou que as sanções secundárias continuam previstas para esta sexta-feira (8) mesmo após o encontro. “A reunião com a Rússia e o enviado especial Witkoff correu bem. Os russos estão ansiosos para continuar o diálogo com os Estados Unidos. As sanções secundárias ainda devem ser implementadas na sexta-feira”, disse um funcionário. Ainda hoje a Índia foi alvo de um acréscimo de 25% por manter parceria comercial com a Rússia, resultando em uma tarifa total de 50%.

Do lado russo, Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin, classificou o encontro como “útil e construtivo” em entrevista ao canal Zvezda. Ele afirmou que Moscou recebeu “sinais” de Trump e enviou mensagens em resposta, discutindo tanto o conflito na Ucrânia quanto as relações bilaterais.

Contudo, ainda na quarta-feira, a Rússia atacou um posto de bombeamento de gás na região de Odessa, no sul da Ucrânia. Segundo autoridades ucranianas, o local era utilizado em operações de importação de gás natural liquefeito (GNL) dos Estados Unidos e do Azerbaijão, comprometendo os preparativos para o inverno.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, Trump confidenciou a aliados planos de se reunir pessoalmente com Putin já na próxima semana. A intenção seria incluir posteriormente o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um encontro trilateral. Desde o início do conflito, Putin e Zelensky não mantiveram conversas diretas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também