Fundahc recebe repasse de R$12,5 milhões e garante atendimentos nas maternidades de Goiânia
Verba da Secretaria Municipal de Saúde será usada para quitar salários e manter serviços essenciais durante transição para gestão das OSs
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) recebeu nesta quinta-feira (7) um repasse de R$12,5 milhões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. Com esse valor, a fundação informou que está priorizando o pagamento de salários, vale-alimentação, vale-transporte e férias dos profissionais da saúde.
Após quitar essas obrigações trabalhistas, a Fundahc está negociando com fornecedores e prestadores de serviços essenciais para garantir o funcionamento das maternidades Dona Iris, Nascer Cidadão e Célia Câmara.
A fundação também aguarda que a SMS receba recursos do Ministério da Saúde referentes ao piso da enfermagem. Assim que isso acontecer, uma nova transferência será feita e a Fundahc seguirá com os cálculos para pagar os profissionais da enfermagem.
Em nota conjunta , as instituições reafirmaram os compromissos com a transparência e com a segurança de pacientes e profissionais. A fundação disse ainda que segue trabalhando junto à Prefeitura de Goiânia para manter todos os atendimentos durante a fase de transição para as Organizações Sociais (OSs), que devem assumir a gestão em breve.
Leia mais: Fundahc contesta rescisão e aponta falhas da prefeitura na gestão das maternidades