O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cinema brasileiro

Cinema brasileiro ocupa o Palácio da Alvorada com exibição de “O Agente Secreto”

Vencedor de quatro prêmios em Cannes, novo longa de Kleber Mendonça Filho será lançado em mais de 90 países e estreia no Brasil em novembro

Luana Avelarpor Luana Avelar em 9 de agosto de 2025
Screenshot 20250808 210043

Vencedor de quatro prêmios no Festival de Cannes e já escalado para os principais eventos de cinema do mundo, “O Agente Secreto” teve uma sessão especial no Palácio da Alvorada, em Brasília, na noite da última quinta-feira (7). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, a ministra da Cultura Margareth Menezes e a secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga receberam parte do elenco e da equipe do longa, incluindo Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, laureados em Cannes como Melhor Diretor e Melhor Ator.

A projeção ocorreu no Cine Alvorada, antecedida por apresentação do grupo pernambucano Guerreiros do Passo, que levou o frevo ao palácio. “Como artista e cidadão brasileiro, foi uma honra ser recebido no Palácio da Alvorada pelo Presidente Lula e pela primeira dama Janja. Apresentamos ‘O Agente Secreto’, uma produção brasileira feita com recursos públicos e privados do Brasil, em coprodução com a França, Alemanha e Holanda. Esse filme irá representar o Brasil em quase 100 países como produto brasileiro e tem sido reconhecido artisticamente no exterior. Acredito que o líder de uma nação como o Brasil valorizar brasileiras e brasileiros trabalhadores da Cultura e que colaboram com um sentido de cidadania e de identidade é uma prova prática de Democracia. Grato à Ministra da Cultura Margareth Menezes, à frente de um Ministério que havia sido extinto há poucos anos, trazido de volta por esse governo que entende a importância da produção artística brasileira. Obrigado Vitrine Filmes. Grato ainda pela excelente projeção e som do Cine Alvorada, uma das salas de cinema mais belas que eu já tive a sorte de visitar. Obrigado Oscar Niemeyer!”, afirmou Kleber Mendonça Filho.

Antes da estreia nacional, marcada para 6 de novembro, o filme terá exibições em setembro no Cinema São Luiz e no Cinema do Parque, no Recife, com ingressos esgotados em menos de um minuto. A produção foi anunciada como parte da programação do Festival de Cinema de Nova York, abertura do Festival de Brasília e destaque no Festival de Toronto. Já passou por eventos na Polônia, Austrália, França e Portugal, onde também teve sessões lotadas.

Distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes e internacionalmente pela MK2, “O Agente Secreto” terá lançamento em 94 países, incluindo China, México, Coreia do Sul, Índia e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, a estreia será em 26 de novembro em Nova York, seguida por Los Angeles e outras cidades.

Ambientado no Recife de 1977, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que retorna à cidade natal para fugir de um passado nebuloso, mas encontra um cenário de tensão e vigilância. O elenco reúne Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Alice Carvalho e nomes internacionais como Udo Kier. A produção é da CinemaScópio, em coprodução com França, Alemanha e Holanda, e conta com a fotografia de Evgenia Alexandrova e direção de arte de Thales Junqueira.

Kleber, que já levou ao exterior títulos como “O Som ao Redor”, “Aquarius”, “Bacurau” e “Retratos Fantasmas”, reforça, com “O Agente Secreto”, a presença do cinema brasileiro no circuito internacional, unindo narrativa política, precisão técnica e alcance global.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também