Espetáculo “Contenção” transforma container em palco e leva dança urbana às ruas de Goiânia e Aparecida
Montagem do Grupo Três em Cena ocupa espaços públicos com coreografias inspiradas no cotidiano periférico
Um container marítimo convertido em palco, cercado por andaimes e plataformas, será o cenário para “Contenção”, novo espetáculo do Grupo Três em Cena, que circula por Goiânia e Aparecida de Goiânia até o dia 30 de agosto. A proposta une dança contemporânea, breaking e elementos da cultura hip hop em apresentações gratuitas, realizadas em praças e espaços abertos.
A estreia aconteceu na última sexta-feira (8/8), no estacionamento da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. Nos dias 15 e 16, a montagem segue para a Praça CEU das Artes, no Jardim do Cerrado I. A Praça CEU das Artes do Vera Cruz recebe o espetáculo nos dias 22 e 23, e o encerramento será nos dias 29 e 30, na Praça do Ione, no Jardim Curitiba. Todas as sessões começam às 20h.
Dirigido por Rafael Guarato, o projeto tem dramaturgia assinada por Marco Antônio Garcia, da Cia. de Dança Balé de Rua, de Uberlândia (MG). A cena incorpora músicas, ferramentas e gestos que remetem à vida nas periferias urbanas, compondo uma narrativa que se constrói na interação direta com o espaço público e a comunidade.
O elenco reúne três referências do breaking goiano: Rodrigo Nobre (Rato Loko), Kauã BFC e Samuel Locatelli (Samukinha), integrantes da Bairro Feliz Crew, grupo que consolidou o breaking como expressão artística de destaque em Goiás. A artista Taynnã Oliveira assina a dramaturgia corporal, potencializando a força física e expressiva das coreografias, que exigem alto rigor técnico.
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, “Contenção” não se limita a apresentar dança em espaços abertos: insere a arte das periferias no centro da experiência urbana, convertendo praças e estacionamentos em lugares de fruição e encontro.