sexta-feira, 30 de outubro de 2026
“não vai ficar impune”

Silvye Alves é alvo de assédio virtual com envio de imagens explícitas

Mensagens começaram no ano passado, persistiram após denúncia pública e são apuradas pela Polícia Legislativa

Luana Avelarpor em
Silvye Alves é alvo de assédio virtual com envio de imagens explícitas

A deputada federal Silvye Alves (União-GO) denunciou ter recebido e-mails contendo imagens explícitas enviadas por um homem que, segundo ela, vem praticando assédio sexual de forma reiterada. “Não vai ficar impune. Luto diariamente por justiça, por respeito e pela segurança de todas as mulheres”, afirmou em publicação nas redes sociais. A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados conduz a investigação, em caráter sigiloso.

De acordo com a parlamentar, as mensagens chegaram à sua caixa de e-mail funcional e também foram abertas por suas duas assessoras, que igualmente se tornaram vítimas. “Tenho sido vítima de assédio sexual no meu próprio local de trabalho, um espaço onde atuo todos os dias ao lado de outras mulheres”, registrou. No vídeo divulgado, Silvye exibiu parte do material recebido, borrando as imagens, e relatou a intenção de cobrar responsabilização criminal. “Um homem covarde e sem escrúpulos vem enviando e-mails com imagens explícitas, expondo suas partes íntimas, de forma doentia e criminosa”, escreveu.

O caso foi formalizado na última quarta-feira (6) por meio de boletim de ocorrência. Luciana Delgado, chefe de gabinete de Silvye e responsável por acionar a Polícia Legislativa, informou que o primeiro contato ocorreu no ano passado. Na ocasião, as servidoras responderam pedindo a interrupção das mensagens e alertando sobre a configuração de crime. Apesar disso, o homem enviou ao menos seis e-mails desde então, usando o nome da deputada e, em alguns casos, anexando fotos íntimas. Em outros, insistia em obter seu contato pessoal.

Mesmo após a divulgação pública da denúncia, na quinta-feira (7), novas mensagens foram enviadas. “Nós passamos todos os e-mails para a Polícia Legislativa, que está à frente do caso, investigando”, disse Luciana. Até a tarde de sexta-feira (8), o gabinete ainda não havia recebido informações sobre o andamento da apuração.

O episódio ocorre em meio a um contexto de crescente atenção ao assédio sexual e moral dentro de instituições públicas, com parlamentares e servidores cobrando protocolos mais rígidos de prevenção e punição. No caso de Silvye Alves, o material entregue à Polícia Legislativa inclui os registros de todas as mensagens e cópias dos arquivos recebidos, que serão periciados. A expectativa do gabinete é que a identificação do autor seja feita por meio do rastreamento eletrônico dos e-mails e do cruzamento de informações com outros órgãos de investigação.

Se confirmada a autoria, o suspeito poderá responder criminalmente por importunação sexual, crime previsto no artigo 215-A do Código Penal, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de outras sanções. Para a deputada, a resposta institucional deve ser exemplar. “Luto diariamente por justiça, por respeito e pela segurança de todas as mulheres”, reiterou.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Gastos com pets poderão reduzir o Imposto de Renda; projeto prevê limite de R$ 2,2 mil

CONSULTAS E EXAMES

Gastos com pets poderão reduzir o Imposto de Renda; projeto prevê limite de R$ 2,2 mil

Proposta em análise no Senado inclui consultas, exames e tratamentos de cães e gatos
Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

"Abre uma possibilidade”

Após reconhecer vitória de Lula, Tarcísio sinaliza para candidatura à Presidência em 2030

Governador de São Paulo sinalizou para candidatura ao Planalto pela primeira vez após as eleiçõe...
águas lindas

BASTIDORES

Disputa pela Prefeitura de Águas Lindas de Goiás já tem articulações para 2028

Em entrevista ao O HOJE, Oliveira Júnior negocia filiação ao MDB e recebe apoio de Anderson Teodo...
Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

POLÍTICA

Celina Leão cria grupo para revisar programas de material, uniforme e creche no DF

Grupo de trabalho vai analisar custos, regras e funcionamento dos benefícios; revisão ocorre após...
Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

NÃO GOSTOU

Valdemar critica carta de Flávio Bolsonaro e se reúne com Jair após viagem aos EUA

Presidente nacional do PL afirmou que não aprovou o texto divulgado pelo senador após a derrota el...
Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

ASSÉDIO ELEITORAL

Governo estuda “lista suja” para empresas acusadas de assédio eleitoral

Ministério do Trabalho anuncia força-tarefa para combater pressões e demissões motivadas por esc...
Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Gayer x Wilder

Disputa no PL é resultado do crescimento da legenda, avalia especialista

Cientista alega que aumento das bancadas na Alego e na Câmara dos Deputados não é resultado “tr...
Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

"Presidente eleito"

Primeira versão de carta de Flávio Bolsonaro trazia brasão antigo do Brasil

Flávio Bolsonaro corrige brasão de carta após erro na identificação oficial do Brasil