Frente fria derruba temperaturas em Goiás e traz geada para o Sudoeste
Uma massa de ar frio de origem polar atinge o Brasil e derrubou as temperaturas no Estado, com registro de mínimas de até 6°C em algumas cidades
O clima em Goiás mudou de forma inesperada neste mês de agosto. Uma massa de ar frio de origem polar atinge o Brasil e derrubou as temperaturas no Estado, com registro de mínimas de até 6°C em algumas cidades. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nesta terça-feira (12) Goiânia deve amanhecer com 12°C e chegar aos 29°C à tarde. No Sudoeste, há previsão de geada leve a moderada, o que acende o alerta para produtores rurais.
Municípios como Jataí, Mineiros e Chapadão do Céu registraram mínimas de 6°C a 7°C nesta segunda (11). Apesar do frio pela manhã, o sol predomina e as temperaturas sobem rápido, provocando grande variação térmica. Em Catalão, por exemplo, a previsão é de 10°C no amanhecer e 27°C à tarde. Já no Norte, Porangatu deve variar de 19°C a 36°C.
Segundo o Cimehgo, além do frio, o tempo seco continua preocupando. Em algumas regiões, já são mais de 98 dias sem chuva significativa. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20% durante as tardes, nível de alerta segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O baixo índice aumenta o risco de problemas respiratórios, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
O alerta máximo para risco de incêndios é válido para todas as regiões de Goiás. Parques como a Serra de Caldas Novas, os Pirineus e a APA Pouso Alto estão entre as áreas mais vulneráveis. A estiagem prolongada também impacta os rios. Em Nova Crixás, o Rio Araguaia atingiu o menor nível já registrado para agosto. O Rio Meia Ponte, tanto em Goiânia quanto em Itumbiara, está próximo do limite inferior da faixa de normalidade.
O Cimehgo reforça que a população deve se proteger do frio, evitar queimadas e economizar água. A massa de ar frio perde força a partir de quarta-feira (13), mas até lá as manhãs seguem geladas e as tardes quentes.