O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Judiciário

Saída de Barroso movimenta bastidores para nova vaga no STF; saiba nomes cotados

Messias, Dantas e Vital do Rêgo estão entre os cotados

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 11 de agosto de 2025
Foto de Capa 2025 08 11T213201.811
Lula pode indicar terceiro ministro ao STF ainda neste mandato

A possível saída do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), após o término do mandato como presidente da Corte em setembro, movimenta os bastidores políticos em Brasília. Caso deixe o cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá indicar um terceiro nome para o STF durante o atual mandato, entre os 11 ministros que compõem o tribunal.

A sucessão de Barroso traz à tona nomes já cogitados em outras oportunidades. Na vaga aberta pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, em 2023, foram mencionados o então ministro da Justiça, Flávio Dino; o advogado-geral da União, Jorge Messias; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. Dino acabou sendo o escolhido, mas Messias e Dantas continuam entre os cotados.

Outro nome que surge nas conversas é o do atual presidente do TCU, Vital do Rêgo. Ele ganhou destaque pela atuação na fiscalização de benefícios sociais, prioridade do governo. Vital foi o relator da prestação de contas do Executivo referentes a 2023, aprovadas com ressalvas pelo tribunal.

ministros stf scaled 960x540 1
Ministros do STF. Foto: Divulgação

Barroso, hoje com 67 anos, só se aposentaria compulsoriamente aos 75 anos. A decisão de deixar ou não o STF neste ano será pessoal. Pessoas próximas afirmam que o ministro está insatisfeito com o clima de tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Essa insatisfação teria se intensificado após medidas do governo Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, que incluíram a suspensão de vistos para ele, aliados e familiares. A situação teria afetado Barroso de forma indireta.

O fim do mandato de Barroso na presidência do STF está previsto para setembro. O ministro Edson Fachin deve assumir o comando após eleição interna, tendo Alexandre de Moraes como vice-presidente.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também