O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Criminalidade

EUA deslocam forças militares para combater cartéis da América Latina

A operação tem como objetivo cartéis latino-americanos que os EUA consideram “narcoterroristas”, organizações brasileiras não são alvo

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 14 de agosto de 2025
EUA deslocam forças militares para combater cartéis da América Latina
Foto: Pavel Egorov/ Unsplash

Os Estados Unidos iniciaram o deslocamento de forças navais e aéreas para a região sul do Mar do Caribe com o objetivo de combater organizações criminosas envolvidas no narcotráfico na América Latina. A movimentação foi confirmada nesta quinta-feira (14), de acordo com a CNN.

Segundo o jornal The New York Times, a diretriz presidencial instrui o Pentágono a empregar meios militares para atingir cartéis considerados “narcoterroristas”. As operações previstas contemplam intervenções por mar, ataques aéreos e, eventualmente, ações terrestres. O Brasil, no entanto, não figura entre os alvos iniciais da iniciativa.

O envio de tropas e embarcações marca uma intensificação da política de segurança externa anunciada por Trump ao reassumir o cargo em janeiro. Desde então, sua administração tem pressionado países latino-americanos a reconhecerem oficialmente facções criminosas como organizações terroristas. Em fevereiro, oito grupos foram designados dessa forma pelo governo americano.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, minimizou a importância da medida e garantiu que não haverá operações militares norte-americanas em território mexicano. A posição mexicana reflete também preocupações sobre soberania nacional e possíveis repercussões políticas internas.

Contudo, a ordem de Trump pode enfrentar obstáculos jurídicos, já que ações militares no exterior normalmente exigem aprovação do Congresso dos EUA. Além disso, há receios de que eventuais operações resultem em mortes de civis ou militares, o que poderia ampliar a oposição à medida dentro e fora do país.

Segundo a CNN, fontes militares afirmam que, embora o planejamento esteja em andamento, não há data definida para o início das incursões.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também