Teatro Goiânia recebe estreia de obras autorais do Colmeia Criativa
Mostra encerra curso com nove novas criações da dança contemporânea em Goiás
No dia 22 de agosto, às 19h30, o Teatro Goiânia recebe a estreia de nove obras autorais criadas por artistas em formação que participaram da segunda edição do projeto Colmeia Criativa de Goiás, realizado pela Giro 8 Cia de Dança. Os ingressos custam R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia-entrada) ou meia social mediante doação de 1 kg de alimento, à venda pelo Sympla ou diretamente com os artistas.
Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a iniciativa promoveu, entre janeiro e julho deste ano, um curso intensivo de 140 horas voltado à formação de novos coreógrafos no estado. A capacitação reuniu aulas práticas e teóricas com mestres da dança do Brasil e do exterior, como Érika Bearzl (Goiás), Younnes Khoukhou (Bélgica), Johnny Millán (México), Marcelo Zamora (Argentina) e Bruno Duarte (Portugal).
As obras transitam entre o íntimo, o poético e o político. Estão na programação: “Azul ou Rosa?”, de Odilon Moreira; “ArvoreStar”, de Luana Katielly; “Dobras”, de Rachel Lemos; “Processo Fera”, de Anna Behatriz; “Cassandra e os Caminhos da Raposa”, de Jerson Lïnes; “De onde eu vim, onde estou e para onde vou”, de Raonhy Caetano; “Pulso e Silêncio”, de Luizão Black; “A Gota d’Água”, de Gabrielle Costa; e “O Peso do Sentir”, de Claudiane Alves.
Idealizado e coordenado por Joisy Amorim, diretora da Giro 8 Cia de Dança, o projeto alia técnica, dramaturgia, composição coreográfica e produção cultural, incentivando a autogestão e a diversidade. Cinco vagas foram destinadas a mulheres e uma a pessoa com deficiência, além de aulas com foco em internacionalização da dança e fortalecimento da cena goiana.
O evento contará com acessibilidade em Libras, estrutura adaptada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e assentos reservados para idosos.