Um ano sem Silvio Santos: relembre momentos que marcaram a partida do dono do SBT
Emissora apresenta desgastes após a morte do apresentador que era destaque em audiência na televisão brasileira
Neste domingo (17) completa um ano da data da morte de Silvio Santos, fundador do Grupo Silvio Santos e dono do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A causa da morte foi por broncopneumonia, de acordo com o boletim do hospital Albert Einsten, após a infecção por H1N1 em julho. Silvio Santos morreu em 17 de agosto de 2024. A notícia foi confirmada ao longo da manhã pelos familiares e pelo próprio SBT, que lamentou a morte do empresário. “Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”, publicou a emissora.
Acesse também: Defesa de Hytalo Santos solicita habeas corpus para o casal
Distanciamento das telas
Afastado da TV havia cerca de dois anos antes da morte, em sua última aparição no ‘Programa Silvio Santos’, o apresentador afirmou estar “com preguiça de gravar”. Porém, o real motivo do afastamento foi devido às consequências da saúde já debilitada.
A emissora passou por reestruturações significativas mesmo antes da partida de Silvio, que já revelavam o peso do seu afastamento. Entretanto, a queda foi ainda mais rápida depois que o empresário morreu: diretores históricos deixaram o SBT, áreas inteiras foram reformuladas, e a programação sofreu alterações bruscas. Ao longo dos últimos 12 meses, as mudanças na grade e nas lideranças do SBT não conseguiram reverter a queda de audiência, motivos esses que parecem ter acelerado o desgaste.
Despedida
Sem uma despedida formal da televisão, Silvio gravou seu último programa nos estúdios do SBT em setembro de 2022, com o episódio indo ao ar apenas em fevereiro de 2023. Uma despedida silenciosa para marcar o fim de uma era de sucesso apreciada pelo público.