domingo, 20 de setembro de 2026
Atlético-GO

Lacerda se irrita com desobediência em pênalti e cobra postura do Atlético Goianiense após nova derrota na Série B

Dragão foi derrotado em casa e perdeu a oportunidade de colar no topo da tabela

Pedro Paulo Lemespor em
Lacerda se irrita com desobediência em pênalti e cobra postura do Atlético Goianiense após nova derrota na Série B
Bruno Corsino/ACG

O clima no Estádio Antônio Accioly, na noite de domingo (17), foi de frustração e cobrança. Após a derrota do Atlético Goianiense por 3 a 1 diante da Ferroviária-SP, pela 22ª rodada da Série B, o técnico Rafael Lacerda não escondeu a insatisfação com a postura de seus jogadores em um lance decisivo da partida: a cobrança de pênalti desperdiçada por Federico Martínez.
Ainda no primeiro tempo, quando o Dragão perdia por 1 a 0, Martínez sofreu a penalidade e assumiu a responsabilidade da cobrança, mesmo sem ter sido designado para isso. O chute foi defendido pelo goleiro Dênis Júnior, e o Atlético Goianiense perdeu a chance de empatar o jogo naquele momento. Segundo Lacerda, a decisão do batedor já estava tomada desde antes do confronto, e o escolhido era Lelê.
“O batedor era o Lelê. Isso foi definido nos treinos, na preleção e reforçado antes da partida. Tentei avisar, mas o Martínez pegou a bola e bateu. Isso não pode acontecer. É preciso obedecer ao que foi determinado”, lamentou o treinador, demonstrando clara insatisfação com a quebra de hierarquia no momento crítico.
A situação se agravou no segundo tempo. Apesar de Lelê ter marcado o gol de empate — mostrando que estava preparado para momentos decisivos —, o Atlético Goianiense sofreu mais dois gols, um deles também de pênalti, cometido por Adriano Martins. A derrota compromete ainda mais a busca do clube por estabilidade na Série B. O time permanece com 27 pontos, em 13º lugar, longe do G4 e ainda sob ameaça da parte inferior da tabela.
Lacerda ainda ponderou sobre o desempenho coletivo da equipe. “Não fizemos um grande jogo, mas o primeiro tempo foi aceitável. Criamos chances, chegamos com perigo, mas a bola não entrou. Em um campeonato como esse, detalhes fazem toda a diferença”, avaliou.
A torcida, que já demonstrava impaciência com os altos e baixos da equipe, reagiu com críticas após o apito final. O técnico compreendeu a reação e reforçou que a cobrança é legítima. “O torcedor tem razão em cobrar. O Atlético Goianiense não pode perder em casa por 3 a 1. Tem que haver mais seriedade em cada detalhe, seja em bola parada, marcação ou na execução de pênaltis. Quando se define quem vai bater, é aquele jogador que precisa assumir a responsabilidade.”
Questionado sobre como lidará com o caso de indisciplina, Lacerda afirmou que a situação será tratada internamente. “Vamos conversar com o Martínez. Ele é um atleta comprometido, mas essa atitude precisa ser corrigida. Há uma ordem técnica que precisa ser respeitada para que a equipe funcione de forma coesa”, concluiu.
Agora, o foco se volta para a próxima rodada, quando o Atlético Goianiense enfrentará o Cuiabá fora de casa, no domingo (24), às 20h30. O desafio é vencer uma sequência de instabilidades e, enfim, embalar na competição — algo que o time ainda não conseguiu fazer nesta edição da Série B.
A derrota para a Ferroviária expôs fragilidades técnicas e táticas, mas, acima de tudo, um problema de disciplina e comunicação que precisa ser resolvido com urgência se o Dragão quiser manter vivas as chances de recuperação na temporada.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Atlético Goianiense Atlético-GO Brasil Série B

Veja também

goiás

REAÇÃO E ACESSO

Goiás vira sobre o Avaí na Serrinha e fica mais perto do G-6

Esmeraldino saiu atrás no placar, buscou a reação no segundo tempo e chegou aos 42 pontos na Sér...
Brasil x Argentina

Vem olimpíadas

Brasil bate a Argentina, conquista o Sul-Americano e garante vaga olímpica

Seleção de Bernardinho vence o clássico por 3 sets a 0 no Maracanãzinho e carimba presença nos ...
STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Desconfiança no STF chega a 48% e atinge recorde, aponta Datafolha

Índice supera o registrado para Presidência, Congresso e partidos em levantamento realizado em mei...
Pilotos trocam socos após acidente durante etapa da Nascar Cup nos EUA

TRETA NA PISTA

Pilotos trocam socos após acidente durante etapa da Nascar Cup nos EUA

Carson Hocevar e Ryan Blaney se envolveram em confusão depois que um toque durante a prova tirou o ...
Alta do gás motiva greve de revendedores em Goiás

Gás de Cozinha

Alta do gás motiva greve de revendedores em Goiás

Sindicato questiona reajuste de até R$ 8 imposto por distribuidoras e afirma que paralisação pode...
João Fonseca vence de virada e coloca o Brasil em vantagem na Copa Davis

Brasil na frente

João Fonseca vence de virada e coloca o Brasil em vantagem na Copa Davis

Com Guga nas arquibancadas, principal nome do tênis brasileiro supera Dominic Stricker e abre 1 a 0...
Zidane divulga primeira convocação da França com novidades e baixas importantes

renovação

Zidane divulga primeira convocação da França com novidades e baixas importantes

Novo técnico dos Bleus aposta em renovação para os primeiros compromissos da Liga das Nações e ...
Brasil vence a Colômbia e segue invicto no Sul-Americano de Vôlei

mais uma vitória

Brasil vence a Colômbia e segue invicto no Sul-Americano de Vôlei

Equipe comandada por Bernardinho conquista a terceira vitória consecutiva e se mantém firme na bri...