domingo, 18 de outubro de 2026
Tudo ou nada

Para escapar do rebaixamento, Anápolis precisa vencer longe do Jonas Duarte

Galo da Comarca enfrenta o Londrina fora de casa no domingo (24), pela penúltima rodada da Série C

Davih Lacerdapor em
Anápolis
Foto: Gabriel França / CNC

O Anápolis voltou a se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento da Série C. A derrota para o Náutico, no último domingo (17), nos Aflitos, fez o Tricolor cair para a 16ª colocação, com 19 pontos, apenas um à frente do Z-4. A disputa contra o descenso está cada vez mais acirrada, já que apenas cinco pontos separam o 18º colocado, ABC, do nono lugar, ocupado pelo Brusque.

Restando duas rodadas para o fim da primeira fase, o Galo da Comarca terá compromissos decisivos: no domingo (24), às 16h30, visita o Londrina, quarto colocado e em busca da vaga no quadrangular final. Depois, encerra a participação no dia 30 de agosto, às 17h, no Jonas Duarte, contra o Botafogo-PB, rival direto na luta contra o rebaixamento.

Dos quatro times que caem para a Série D, um já está definido: o Tombense teve a queda decretada matematicamente. O Retrô também vive situação dramática e praticamente se despede da Terceirona. Assim, duas vagas seguem abertas, e o Anápolis terá de jogar a sobrevivência nestas últimas rodadas.

Diferença técnica

Vale destacar que os quatro clubes que subiram da Série D em 2024, Anápolis, Maringá, Itabaiana e Retrô, lutam contra o rebaixamento nesta temporada, evidenciando o peso da diferença técnica entre a quarta e a terceira divisão.

O desafio contra o Londrina será especialmente complicado pelo retrospecto ruim do Anápolis como visitante. Longe de casa, o Galo é apenas o 17º colocado, com seis pontos conquistados e apenas uma vitória, diante do Figueirense. Para piorar, o Tubarão retomou o bom momento após duas derrotas seguidas, ao vencer o Brusque na última rodada, resultado que deixou o time paranaense firme na zona de classificação, com 29 pontos.

Anápolis
Foto: Gabriel França / CNC

Da euforia à realidade

Apesar do discurso otimista do técnico Gabardo Júnior, que antes da derrota para o Náutico ainda falava em brigar pelo G-8, a realidade é clara: o objetivo do Anápolis sempre foi escapar do rebaixamento. O time iniciou o ano empolgando no Campeonato Goiano, eliminando o Atlético-GO e chegando à final contra o Vila Nova, mas viu o título escapar de forma dolorosa.

A expectativa era de um retorno competitivo à Série C, após 18 anos fora. No entanto, a campanha foi marcada por instabilidade: a primeira vitória só veio na 11ª rodada, já sob forte pressão, o que culminou na saída de Ângelo Luiz.

Reação tardia?

Com Gabardo, a equipe reagiu e venceu três dos últimos quatro jogos, mas a arrancada pode ter vindo tarde. Agora, para depender apenas de suas forças na rodada final, o Anápolis precisa superar o histórico ruim fora de casa e vencer o Londrina, resultado que deixaria o time em condições de garantir a permanência diante de sua torcida contra o Botafogo-PB.

Para reforçar a defesa nesse momento decisivo, o clube anunciou a contratação do zagueiro Rafael Dumas, de 30 anos. Formado na base do Flamengo, o jogador tem passagens por Paysandu, Caxias e pelo futebol japonês.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Anápolis Futebol Clube Gabardo Júnior Londrina x Anápolis Série C

Veja também

Hamilton se diz em casa no Brasil antes do GP de Interlagos

Fórmula 1

Hamilton diz que se sente em casa no Brasil antes do GP de Interlagos

Heptacampeão destaca carinho dos fãs, cultura brasileira e prepara homenagem especial para a etapa...
Série B tem Atlético-GO em campo nesta sexta; veja agenda de jogos e transmissões

Futebol Brasileiro

Série B tem Atlético-GO em campo nesta sexta; veja agenda de jogos e transmissões

Dragão visita a Ponte Preta nesta sexta-feira (16), enquanto Sport e Fortaleza fazem confronto dire...
Palmeiras e Corinthians estreiam com vitória na Libertadores Feminina

Futebol Feminino

Palmeiras e Corinthians estreiam com vitória na Libertadores Feminina

Palmeiras e Corinthians somam três pontos na primeira rodada e iniciam a disputa pelo título conti...
Flamengo

Tudo aberto

Flamengo segura pressão do Estudiantes e empata na Argentina

Rubro negro não joga bem, mas suporta pressão dos argentinos e vai decidir a vaga na final no Mara...
Reprodução

Liga Europa

Rayan e Evanilson marcam, e Bournemouth vence na Liga Europa

Brasileiros balançam as redes na vitória por 3 a 0 sobre o Sturm Graz; equipe inglesa mantém 100%...
Rafael Câmara é anunciado pela Haas e será o segundo brasileiro na F1 em 2027

Primeiro nordestino na F1

Rafael Câmara é anunciado pela Haas e será o segundo brasileiro na F1 em 2027

Piloto ocupará vaga deixada por Esteban Ocon e dividirá a equipe com Oliver Bearman; contratação...
Corinthians e Palmeiras estreiam nesta quinta-feira (15) na Libertadores Feminina; veja os jogos e onde assistir

Futebol Feminino

Corinthians e Palmeiras estreiam nesta quinta-feira (15) na Libertadores Feminina; veja os jogos e onde assistir

Torneio reúne 16 equipes no Equador; atual campeão, Corinthians busca o quarto título consecutivo...
Estudiantes x Flamengo

Libertadores

Flamengo visita o Estudiantes pela semifinal da Libertadores

Rubro-Negro tenta aproveitar boa fase para largar na frente em confronto complicado na Argentina