Goiânia recebe seletiva inédita de campeonato internacional de hip hop
Battle Challenge South Concept terá etapa brasileira neste domingo (24), no Shopping Estação Goiânia, com presença de competidores de vários estados e países da América Latina
Neste domingo (24), Goiânia sedia pela primeira vez uma seletiva do Battle Challenge South Concept, campeonato internacional de hip hop que há nove anos movimenta a cena da dança urbana na França. A eliminatória brasileira, inédita também na América Latina, será realizada no Shopping Estação Goiânia, das 14h às 23h, com entrada solidária de um litro de leite.
O evento vai escolher três representantes, um b-boy (breaking), um popper (popping) e um hip hopper (freestyle), que disputarão a final mundial em 4 de outubro, na França, com passagens, hospedagem e alimentação custeadas.
Competidores de diferentes estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Pará, Tocantins, Paraíba e Distrito Federal, já confirmaram presença, além de participantes vindos de países como Bolívia, Argentina e Venezuela. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas presencialmente, no dia da competição.
“E também esperamos que os goianos venham e mostrem que mandam bem no hip hop”, convida o produtor cultural Warley Mendes Pinto, um dos organizadores da seletiva. Ele lembra que não há pré-requisito para participação: “basta demonstrar habilidade diante da banca julgadora”.
O júri será composto por nove especialistas. No breaking, os avaliadores serão o francês Bboy David Colas, o goiano Bboy Jerryx e o brasiliense Bboy Migaz. Na categoria hip hop, a avaliação ficará a cargo de Guga de Santos, Cjay (Belo Horizonte) e Luana Luara (Rio de Janeiro). Já no popping, os jurados são Jean Popper (Goiânia), Zoio de Santos e Eduardo Sô (Belo Horizonte).
Além de Warley Mendes Pinto, a organização é assinada por Lívia Nascimento Mendes e Antônia Adriana Neves do Nascimento. O grupo reforça o caráter estratégico da seletiva em Goiânia: “A intenção do evento é trazer a dança competitiva como plataforma de visibilidade e desenvolvimento para os artistas latino-americanos, brasileiros e goianos”, afirmam.
O Battle Challenge chega à capital goiana em um momento de reconhecimento institucional da cultura hip hop. Em 2022, a manifestação artística, que reúne grafite, breaking, MCs e DJs, foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia pela Lei nº 10.805.
Serviço
Quando: domingo, 24 de agosto
Onde: Shopping Estação Goiânia – Setor Central, Goiânia
Horário: das 14h às 23h
Entrada: solidária – 1 litro de leite