O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Saúde

HGG atinge marca de 1.000 cirurgias bariátricas realizadas

Governo de Goiás e SES-GO realizam evento na unidade para celebrar marco, nesta sexta-feira (22), em Goiânia

Eduarda Leitepor Eduarda Leite em 22 de agosto de 2025
Foto de Capa 47
HGG atinge o marco de 1.000 cirurgias bariátricas realizadas em seis anos. (Foto: Divulgação).

Em comemoração à milésima cirurgia bariátrica realizada no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), o Governo de Goiás realizará um evento de celebração nesta sexta (22). As 1.000 cirurgias foram realizadas num período de seis anos, registrando quase o dobro do alcançado nos seis anos anteriores (2012 – 2018), momento em que o hospital contabilizou 533 cirurgias do tipo. 

O Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do HGG possibilitou o marco histórico. Isso porque o projeto oferta acompanhamento médico de várias especialidades, e atendimento multiprofissional. 

Nesse sentido, o Secretário de Estado da Saúde, Rasivel Santos, celebrou o volume de cirurgias realizadas pelo hospital durante o período. Para ele, os números refletem o investimento do Governo do Estado na unidade. “São mil vidas transformadas através de um atendimento público de qualidade. Todas estas cirurgias foram realizadas na gestão do Governador Ronaldo Caiado, o que demonstra o compromisso desta administração com a saúde dos goianos”, avaliou.

Além das mil cirurgias bariátricas, o HGG deve encerrar este mês com 350 cirurgias metabólicas, técnica similar à bariátrica, mas direcionada a pacientes diabéticos obesos. O procedimento é conhecido por curar a doença com uma técnica cirúrgica, reconhecida e aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O médico cirurgião, Paulo Reis, que integra a equipe do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) no hospital, reforça que o HGG é a única unidade do Estado que possui habilitação para a realização desses procedimentos. “Aqui, a gente descobre inúmeras histórias de superação de pacientes que aguardam ansiosos pela oportunidade de estar conosco. E quando chegam, eles são amparados por uma equipe multiprofissional que dá toda a assistência. Nós possuímos sete áreas de atuação, que tratam desses pacientes antes que eles sejam encaminhados à cirurgia”, reforçou.

No HGG, as cirurgias bariátricas e metabólicas são realizadas por vídeo, tecnologia de ponta que garante procedimentos minimamente invasivos e que permitem uma recuperação mais rápida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Só em 2025, o hospital realizou 154 destas cirurgias, uma média de 19 cirurgias por mês, índice superior ao registrado no ano passado, quando ficou em 18 procedimentos realizados por mês, em média.

Leia mais: Homem é preso em flagrante por provocar incêndio próximo ao Parque Estadual de Nova Roma

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também