Política

PL proíbe ultraprocessados em instituições de ensino

Projeto busca superar resultados alarmantes do perfil alimentar de crianças

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Adriana
Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) protocolou na Câmara Federal o projeto de lei 2923/2025 que proíbe alimentos ultraprocessados e bebidas industrializadas no interior de instituições de ensino públicas. Além da comercialização, distribuição gratuita e publicidade de alimentos ultraprocessados, bebidas gaseificadas e sucos industrializados no interior de instituições de ensino públicas e privadas, o texto veta qualquer forma de publicidade, promoção ou patrocínio relacionada aos produtos.

“O objetivo é garantir que o ambiente escolar esteja alinhado à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, restringindo a presença e a influência de alimentos ultraprocessados, bebidas gaseificadas e sucos industrializados nos espaços educacionais frequentados por crianças e adolescentes”, observa a parlamentar. Segundo Accorsi, ao serem ofertados e promovidos no interior das escolas, esse tipo de alimento compromete a formação de hábitos alimentares saudáveis em contradição com os esforços pedagógicos e de saúde pública.

Acesse também: Próximas semanas serão decisivas para Bolsonaro e líderes evangélicos

A deputada argumenta que o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) avaliou o perfil alimentar de crianças de até seis anos, em 123 municípios de todo o Brasil, entre 2019 e 2020, e os resultados foram alarmantes. A pesquisa mostrou que uma em cada quatro crianças de até 5 anos não come frutas diariamente e que 9 em cada 10 crianças mantém uma dieta em que os alimentos ultraprocessados estão presentes, o que pode levar a problemas de saúde na infância e na vida adulta, como obesidade, hipertensão e câncer.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

horóscopo

astros

Horóscopo de hoje: domingo (9) favorece diálogo, organização e fortalecimento dos relacionamentos

As previsões astrológicas indicam um dia propício para conversas importantes, planejamento financ...
STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...
Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

Encontro reúne quatro candidatos e será transmitido na TV aberta, rádio e plataformas digitais
Entenda o embate entre Mendonça e cúpula da PF em meio a investigação do INSS

CRISE

Entenda o embate entre Mendonça e cúpula da PF em meio a investigação do INSS

Decisões do ministro do STF e reações da Polícia Federal ampliam tensão institucional envolvend...
Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

SEM VISITA

Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

Defesa alegou motivo humanitário, mas STF manteve restrição após violação de decisão judicial
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...