O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Justiça

STF forma maioria e mantém ex-jogador Robinho preso

Ex-jogador cumpre pena no Brasil por condenação na Itália

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 28 de agosto de 2025
MW2DLGZ63FMVLIHWZ43ESFQCIE
Robinho perde mais uma no STF e segue preso. Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter a prisão do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, condenado pela Justiça italiana a nove anos de prisão por estupro coletivo. O julgamento ocorre em plenário virtual e deve ser concluído nesta sexta-feira (29).

Até o momento, o placar está em 6 a 1 contra o pedido da defesa. O relator, ministro Luiz Fux, votou pela manutenção da prisão e foi acompanhado por André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin, que se manifestou no início da noite de quinta-feira (28). Apenas Gilmar Mendes divergiu, ao votar pela soltura do ex-atacante. Quatro ministros ainda não apresentaram seus votos.

A defesa apresentou embargos de declaração após decisão anterior do STF que rejeitou pedidos de habeas corpus. Os advogados alegam que a prisão só poderia ser executada após o prazo de recursos e sustentam que a Constituição impede a execução no Brasil de pena determinada por sentença estrangeira.

No entanto, em março de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a decisão da Justiça italiana, autorizou a transferência da pena e determinou a prisão imediata. A Corte Especial do STJ entendeu que, como a Itália não pode extraditar brasileiros natos, a execução da pena deveria ocorrer em território nacional, conforme prevê a Lei de Migração.

Robinho
Robinho perde mais uma no STF e segue preso. Foto: Divulgação

Em seu voto, Luiz Fux destacou que os embargos não podem ser utilizados como instrumento de revisão de mérito, reiterando a decisão anterior. Gilmar Mendes, em sentido contrário, defendeu que a pena só poderia ser cumprida após o trânsito em julgado da homologação pelo STJ e considerou inaplicável ao caso o artigo 100 da Lei de Migração. Ele determinou, em seu voto, a imediata liberação de Robinho.

Robinho foi condenado pela Justiça italiana em 2017, acusado de participar de estupro coletivo contra uma mulher albanesa em Milão, em 2013. O ex-jogador foi preso em março de 2024, após o STJ confirmar a execução da pena no Brasil por 9 votos a 2.

O julgamento do STF continua em plenário virtual até esta sexta-feira, quando será definido o desfecho do pedido da defesa.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também