Polícia Civil deflagra operação contra torcida organizada e prende líder do “13º Comando”
Investigação mira crimes violentos e emboscadas contra torcedores rivais em Goiânia; um dos alvos continua foragido
A Polícia Civil de Goiás, realizou na tarde desta terça-feira (2) a Operação “Bola da Vez”, no Setor Santa Helena, em Goiânia. A ação teve como objetivo combater crimes praticados por integrantes da torcida organizada Esquadrão Vilanovense, em especial pelo grupo autointitulado “13º Comando”.
As investigações apontaram Jorge Luis Oliveira Pinto, conhecido como “Cara de Cavalo”, e Anderson Matheus Batista, vulgo “Mucilon”, como principais líderes nas práticas de emboscadas e ataques violentos contra torcedores rivais. Jorge Luis foi preso durante a operação, enquanto Anderson segue foragido, sendo procurado pela polícia.
Entre os episódios mais graves investigados está o ataque ocorrido em 19 de julho de 2025, na Praça Jerivá, quando os criminosos, armados, intimidaram torcedores da Força Jovem e do Goiás Esporte Clube após uma partida da Série B. Na ocasião, o grupo danificou veículos e efetuou disparos, com a clara intenção de aterrorizar os rivais.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão, resultando na apreensão de maconha, munições de calibre .38, celulares e materiais ligados à torcida organizada.
A divulgação das imagens e identificação dos presos seguiu a Lei nº 13.869/2019 e a Portaria nº 547/2021/DGPC, com autorização da autoridade policial, para auxiliar na identificação de novas vítimas.