terça-feira, 11 de agosto de 2026
Katmandu

Exército toma as ruas da capital do Nepal após dias de manifestações

Manifestações deixam 25 mortos e 633 feridos em meio a denúncias de corrupção

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em
Exército toma as ruas da capital do Nepal após dias de manifestações
Foto: Reprodução

Soldados ocuparam as ruas de Katmandu nesta quarta-feira (10) após três dias de protestos contra a lei que restringe o uso de redes sociais no Nepal. A onda de violência deixou 25 mortos, 633 feridos e motivou a decretação de toque de recolher. Em meio à escalada da crise, o primeiro-ministro K.P. Sharma Oli renunciou ao cargo, pressionado por denúncias de corrupção e pelo agravamento da desigualdade econômica.

Em pronunciamento na TV e internet, o general Ashok Raj Sigdel saiu como frente do Estado e pediu por paz, “Apelamos ao grupo manifestante para que suspenda os protestos e se apresente para o diálogo, em busca de uma saída pacífica”, declarou diante da bandeira nacional. “Precisamos normalizar a difícil situação e proteger nosso patrimônio histórico e nacional, bem como nossa propriedade pública e privada, e garantir a segurança do público e das missões diplomáticas.”

As manifestações, lideradas pela chamada “Geração Z”, incendiaram prédios governamentais, veículos e parte do Parlamento. Entre as vítimas está Rajyalaxmi Chitrakar, mulher do ex-premiê Jhalanath Khanal. Pelo menos 19 mortes ocorreram em consequência de disparos de balas de borracha e uso de gás lacrimogêneo pela polícia.

A mobilização foi desencadeada pela censura às redes sociais, considerada o estopim de uma revolta alimentada há meses por denúncias de ostentação da elite política. Jovens organizaram campanhas online para expor filhos de autoridades exibindo luxo enquanto famílias pobres precisavam emigrar para sobreviver. “Os jovens vinham conduzindo uma campanha online havia três meses para expor o contraste entre a vida dos políticos e a das pessoas comuns”, disse o líder Gaurav Nepune.

O contraste social é profundo. Segundo o Banco Mundial, os 10% mais ricos ganham mais de três vezes a renda dos 40% mais pobres. Um em cada cinco nepaleses vive na pobreza, e 22% dos jovens entre 15 e 24 anos estão desempregados. O país integra a lista da ONU de 44 nações menos desenvolvidas do mundo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

vacinas

SAÚDE | ESTADOS UNIDOS

Trump limita vacinas infantis recomendadas nos EUA e quer dividir tríplice viral

Ordem executiva assinada pelo presidente também determina novas orientações para a aplicação do...
síria

crimes contra a humanidade

Bashar al-Assad é condenado à morte por crimes na Síria

Ex-presidente foi julgado à revelia por tribunal em Damasco; decisão ocorre após a queda do regim...
Colômbia contabiliza 111 mortos após terremoto de magnitude 7,4

Colômbia

Colômbia contabiliza 111 mortos após terremoto de magnitude 7,4

Tremor atingiu o oeste da Colômbia nesta segunda-feira (10) e também deixou 87 feridos, além de p...
Terremoto

Tragédia

Terremoto na Colômbia deixa 69 mortos, segundo autoridades locais

Região cafeeira de Risaralda concentra a maior parte das vítimas; Valle del Cauca registra 27 mort...
Zuckerberg defende menos restrições à IA de código aberto e anuncia novos modelos da Meta

Inovação

Zuckerberg defende menos restrições à IA de código aberto e anuncia novos modelos da Meta

Zuckerberg afirma que os Estados Unidos precisam ampliar a competitividade tecnológica diante da Ch...
ira

Negociações

Irã responde a Trump e diz estar preparado para ‘jogo de xadrez’

Porta-voz iraniano afirma que Teerã não retomará conversas diretas com Washington enquanto consid...
Acordo expõe mudança na relação com os EUA, diz Irã

EUA x Irã

Acordo expõe mudança na relação com os EUA, diz Irã

Teerã afirma não ver ameaça no pacto de defesa firmado pelos três países, mas avalia que inicia...
Terremoto de magnitude 7,4 deixa mortos, feridos e desaparecidos na Colômbia

Tragédia

Terremoto de magnitude 7,4 deixa mortos, feridos e desaparecidos na Colômbia

Tremor teve epicentro em Chocó e foi sentido em diversas cidades; autoridades avaliam danos e fazem...