terça-feira, 15 de setembro de 2026
AGORA

Condenação de Bolsonaro é assunto na imprensa internacional

Voto da maioria para condenação é destaque na imprensa global e analisada por jornais internacionais

Lalice Fernandespor em
Condenação de Bolsonaro é assunto na imprensa internacional
Créditos: Pedro Gontijo/Senado Federal

O voto da maioria para a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (11) ganhou destaque internacional, com veículos de diversos países ressaltando seu caráter histórico. O voto decisivo foi da ministra Cármen Lúcia, e Bolsonaro, junto a outros sete réus, foi considerado culpado por cinco crimes, incluindo organização criminosa, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça.

O jornal britânico The Guardian destacou que o ex-presidente pode cumprir “décadas de prisão” por tentar manter-se no poder à força após perder as eleições de 2022.

A BBC apontou que a maioria para condenação se formou após três dos cinco juízes da Primeira Turma considerarem Bolsonaro responsável por liderar uma conspiração que culminou na invasão de prédios do governo por apoiadores em 8 de janeiro de 2023.

Na Argentina, o Todo Notícias repercutiu a decisão e reproduziu falas da ministra Cármen Lúcia, enquanto o Clarín descreveu o julgamento como “histórico” e ressaltou que, apesar da pressão de Donald Trump nos Estados Unidos, a Corte brasileira manteve o processo e pretende decidir as sentenças nesta sexta-feira.

O espanhol El País afirmou que o Brasil deu “um passo importante contra a impunidade”, destacando que, pela primeira vez, um tribunal condenou um ex-presidente e oficial militar de alto escalão.

Já o Washington Post destacou que Bolsonaro deve enfrentar uma longa pena de prisão, mesmo com advogados anunciando recurso ao pleno da Corte.

O Wall Street Journal analisou que a condenação deve inflamar a “disputa” entre Donald Trump e Lula, afirmando que “mandar Bolsonaro, de 70 anos, para a prisão seria um desafio aos esforços de Trump para sabotar um caso que eletrizou o maior país da América Latina”.

The Economist lembrou declarações de Bolsonaro em 2022, quando afirmou que não seria preso caso perdesse as eleições, e destacou que o julgamento mostrou que ele estava errado.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Condenação de Bolsonaro Internacional Jair Bolsonaro

Veja também

Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

Márcio Elias Rosa e Mauro Vieira devem se encontrar com representante comercial americano em Milwau...
trump

produção de armas

Trump diz que EUA produzem armas em ritmo recorde para reforçar presença no Oriente Médio

Presidente americano afirmou que fábricas trabalham ininterruptamente e citou sistemas Patriot, THA...
Ilhas Malvinas

INGLATERRA X ARGENTINA

Rede britânica abre loja nas Malvinas em meio à nova pressão da Argentina

Iceland será a primeira grande marca britânica de varejo a se instalar no arquipélago, onde dispu...
reino unido

Pressão sobre Londres

Escócia, Gales e Irlanda do Norte pressionam por referendos para deixar o Reino Unido

Líderes nacionalistas dos três territórios se reúnem em Cardiff para defender o direito de decid...
el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...
Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Economia

Aprovação de Trump cai para 33% e maioria dos eleitores diz estar pior financeiramente

Trump tem menor aprovação desde início do segundo mandato, com economia no centro das críticas
11 de setembro

MEMÓRIA

25 anos do 11 de Setembro: o dia que mudou o mundo

Uma manhã de céu aberto nos Estados Unidos se transformou em uma sequência de ataques que atingiu...
“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS?

“Estão apostando com nossas vidas”, diz ex-pesquisador da OpenAI e da Anthropic

Jacob Coxon deixou a indústria de inteligência artificial e acusou as duas empresas de avançarem ...