O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Congresso

Hugo Motta participa de evento com Lula durante pressão por anistia

Deputados aliados de Bolsonaro cobram inclusão do projeto de anistia na pauta da Câmara

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 11 de setembro de 2025
HPJPYL276BGJ5GTMV3CMB3JBAQ
Presidente da Câmara acompanha sanção de lei ao lado de Lula. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acompanhou nesta quinta-feira (11) a cerimônia de sanção da lei que institui a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida é voltada para professores das redes pública e privada em todo o país.

A presença de Motta ao lado do chefe do Executivo ocorre em meio a pressões de parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cobram a inclusão em pauta do projeto de anistia a investigados pelos atos de 8 de janeiro. Nos bastidores da Câmara, o tema tem dominado as discussões, enquanto no Supremo Tribunal Federal (STF) avança o julgamento da chamada trama golpista.

Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: liderança de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, além da deterioração de bem tombado.

Nesta quinta-feira, a Primeira Turma do STF formou maioria para condenar o ex-presidente e outros réus considerados parte do núcleo central da trama. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação e foi acompanhado por Cármen Lúcia e Flávio Dino. O ministro Luiz Fux apresentou divergência parcial.

O julgamento deve seguir até a conclusão dos votos restantes. Enquanto isso, a pressão por uma definição sobre o projeto de anistia mantém a Câmara no centro do debate político.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também