O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Datafolha

Maior parte da população rejeita anistia a Bolsonaro, segundo pesquisa

Levantamento considerou 2.005 entrevistas feitas em 113 municípios do país

Marina Moreirapor Marina Moreira em 14 de setembro de 2025
5 abre Bolsonaro no STF Foto Foto Gustavo Moreno STF
Créditos: Gustavo Moreno/STF

A anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em regime domiciliar e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de estado e outros quatro crimes, é rejeitada pela maior parte da população. De acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (14), 54% dos brasileiros rejeitam a ideia de o Congresso Nacional aprovar um projeto para inocentar o ex-presidente.

Aqueles que defendem o perdão a Bolsonaro são 39%. Além disso, 2% se disseram indiferentes ao assunto e 4% não souberam opinar. A pesquisa considerou 2.005 entrevistas feitas em 113 municípios diferentes. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Acesse também: Bolsonaro deixa prisão domiciliar para ir à hospital neste domingo

O levantamento também mapeou o índice de aprovação ao projeto da anistia que prevê o perdão a todos os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e vem gerando debate no Congresso Nacional. Neste caso, 61% se dizem contrários a qualquer tipo de perdão, enquanto 33% são a favor.

O ex-mandatário foi condenado pela Suprema Corte na última semana. Além da pena determinada pelos ministros que integram a Primeira Turma, ele também precisará pagar uma multa de 124 dias, no valor de dois salários mínimos por dia. Para definição da pena, o ministro relator, Alexandre de Moraes, considerou como agravante a liderança de organização criminosa e como atenuante a idade avançada de Bolsonaro. Ele foi acompanhado por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux tinha votado pela absolvição do ex-presidente, por isso decidiu não participar da definição da pena.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também