terça-feira, 6 de outubro de 2026
Negociações

China reage a tarifas propostas por Donald Trump

Pequim critica “intimidação unilateral” após pedido dos EUA sobre tarifas enquanto EUA anuncia possível acordo sobre TikTok

Lalice Fernandespor em
China reage a tarifas propostas por Donald Trump
Foto: Divulgação/ Casa Branca

A relação entre Estados Unidos e China voltou a registrar momentos de tensão e conciliação nesta semana. O governo chinês acusou Washington de “intimidação unilateral” na segunda-feira (15), após o presidente Donald Trump pedir a aliados do G7 e da Otan que imponham tarifas secundárias sobre as importações chinesas, em resposta às compras de petróleo russo por Pequim. Para o Ministério do Comércio chinês, o pedido representa “um exemplo clássico de intimidação unilateral e coerção econômica”.

No sábado, Trump havia proposto sanções mais severas contra Moscou e tarifas elevadas de 50% a 100% sobre produtos chineses até que a guerra da Ucrânia chegue ao fim. Em carta, pediu ainda que países europeus suspendam a compra de petróleo russo. “A China tem um forte controle, e até mesmo domínio, sobre a Rússia, e essas tarifas poderosas romperão esse controle”, afirmou.

O país asiático se tornou parceiro estratégico de Moscou nos últimos anos, respondendo por cerca de 17,5% das importações chinesas de petróleo. Desde 2022, quando começou a invasão russa à Ucrânia, Pequim ampliou os laços comerciais e políticos com o vizinho, enquanto o Kremlin buscava alternativas fora do Ocidente para suas exportações.

Apesar da retórica dura, Trump sinalizou disposição para diálogo. Ainda na segunda-feira, anunciou que foi fechado um acordo preliminar sobre o TikTok nos EUA, um dos focos das negociações entre Washington e Pequim. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que existe “uma base para um acordo”, que prevê a transferência de controle da plataforma para um grupo norte-americano.

Trump confirmou que conversará com o presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira (19), quando devem concluir o acordo. Segundo ele, a reunião comercial em Madri “correu muito bem” e “o relacionamento continua forte”. A iniciativa contrasta com declarações anteriores, nas quais condicionou o avanço do acordo à posição de Pequim.

O prazo para que o TikTok encontre um comprador fora da China termina nesta quarta-feira (17), após prorrogações anteriores.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
China EUA tarifas TikTok

Veja também

planeta

DESCOBERTA ESPACIAL

Astrônomos encontram Planeta que pode ter surgido após morte de estrela

Localizado a cerca de 270 anos-luz da Terra, o possível mundo apresenta características que podem ...
sarampo

ALERTA

Nova York decreta estado de emergência após surto de sarampo

Medida amplia ações de vacinação, testagem e investigação diante do avanço de casos em comuni...
Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

SAÚDE PÚBLICA

Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

Autoridades russas monitoram pessoas que tiveram contato com a mulher, enquanto OMS afirma que risco...
Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

APÓS ELEIÇÕES

Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

Serviços voltaram a funcionar nesta segunda-feira (5), após suspensão presencial motivada por que...
Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

MUNDO

Netanyahu parabeniza Flávio Bolsonaro e deseja sorte no segundo turno

Primeiro-ministro israelense afirmou esperar a retomada de uma “extraordinária amizade” entre I...
papa

ELEIÇÕES 2026 | VATICANO

Papa Leão XIV cita “operário” São Francisco e pede paz no dia da eleição no Brasil

Leão XIV fez a referência durante mensagem sobre São Francisco de Assis e destacou a necessidade ...
Brasileira

TRAGÉDIA NOS EUA

Brasileira é suspeita de matar filha de 4 anos após perder guarda nos EUA

Criança foi baleada em Houston, no Texas; mãe também atirou contra si e morreu no dia seguinte
Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Embaixada dos EUA em Brasília

Alerta sobre suposta operação dos EUA às vésperas da eleição é enviado ao Sisbin

Reportagem da Fórum atribui a fontes da PF e da diplomacia brasileira a suspeita de interferência ...