Depois de meses de seca, chuva volta a cair em Goiânia e Aparecida de Goiânia
De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, a previsão é de que essa chuva permaneça até o final dessa semana
Registros de chuva em Goiânia e Aparecida de Goiânia foram feitos em diferentes pontos da cidade nesta terça-feira (16), depois de mais de 130 dias de seca. Na Capital, já fazia mais de 80 dias sem registro de chuva, segundo o Cimehgo (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás). A cidade vizinha, Aparecida, também teve pancadas de chuva em diferentes pontos.
No interior do estado, municípios como Porangatu, Nova Crixás, Mozarlândia, Rubiataba e Santa Terezinha já tinham registrado pancadas isoladas no início da semana, com volumes de até 18 mm. Em algumas regiões, a chuva veio acompanhada de rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de árvores.
Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, a previsão é de que o clima instável continue até o fim da semana. A formação das nuvens de chuva é causada pela umidade vinda do Norte do país, combinada com o avanço de uma frente fria pela Região Sudeste.
“Podemos ter pancadas de chuva em forma de tempestades, com ventos fortes, granizo e queda de árvores. É importante que a população fique atenta”, alertou Amorim.
O especialista explicou ainda que a chegada da chuva em setembro é esperada, já que o estado passa por um período de calor intenso. A massa de ar frio, ao se chocar com o ar quente, forma áreas de instabilidade que favorecem as chuvas.
Para esta quarta-feira (17), o Cimehgo prevê 60% de chance de chuva em 21 cidades de Goiás, com volumes entre 1 mm e 5 mm. Mesmo assim, o calor continua: as temperaturas podem chegar aos 37°C.
Municípios com chance de chuva hoje (17):
Porangatu, Jataí, Rio Verde, Catalão, Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Ouvidor, Goiandira, Três Ranchos, Mineiros, Ipameri, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Ceres, Goianésia, Davinópolis, Iporá, Araguapaz e Caiapônia.