quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Crime bárbaro

Tarcísio afirma que ex-delegado morto não pediu proteção ao Estado

Ruy Ferraz dedicou mais de 40 anos à polícia e foi jurado de morte pelo PCC

Otavio Augustopor em
Tarcísio afirma que ex-delegado morto não pediu proteção ao Estado
Ex-delegado Ruy Ferraz não tinha escolta antes de ser morto em Praia Grande. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (16/9) que o ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, executado em Praia Grande, não solicitou proteção ou escolta ao Estado, mesmo sendo alvo de ameaças. O ex-chefe da Polícia Civil foi morto na noite de segunda-feira (15/9), em um atentado atribuído ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo Tarcísio, a concessão de escolta depende de um pedido formal por parte da autoridade interessada. No caso de Ruy, não houve solicitação. O governador destacou que o episódio abre a necessidade de debater a criação de regras para garantir proteção a autoridades policiais, judiciárias e políticas envolvidas no combate ao crime organizado, mesmo após deixarem os cargos.

Ruy dedicou mais de quatro décadas à Polícia Civil de São Paulo, com forte atuação contra o PCC. Foi considerado inimigo da facção após defender o isolamento de lideranças em presídios federais. Em 2023, deixou a segurança pública e assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande. Pouco antes de ser morto, afirmou em entrevista que vivia sem qualquer estrutura de segurança, mesmo sabendo dos riscos.

O delegado-geral de São Paulo, Artur Dian, confirmou que Ruy não demonstrava preocupação recente com possíveis atentados. Apesar disso, ele mantinha hábitos de cautela, como portar arma de fogo.

A execução de Ruy Ferraz provocou reação imediata do governo estadual. Tarcísio declarou que a melhor forma de homenageá-lo é solucionar o crime e responsabilizar os envolvidos. Dois suspeitos já foram identificados. Um veículo abandonado após o ataque, com vestígios de DNA e digitais, ajudou no avanço da investigação.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, os mandados de prisão preventiva devem ser expedidos ainda nesta terça-feira. As imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o ex-delegado tentou escapar dos criminosos, bateu em um ônibus e capotou o carro. Os atiradores, que ocupavam uma Toyota Hilux SW4, desceram do veículo e efetuaram mais de 20 disparos de fuzil contra a vítima.

Ruy Ferraz teve carreira marcada pelo enfrentamento ao crime organizado. Foi o primeiro delegado a investigar a atuação do PCC no estado e chegou a ser jurado de morte por Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, em 2019. Também comandou diversas divisões da Polícia Civil, chefiou a Delegacia-Geral e atuou como professor universitário e instrutor da Acadepol.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
ATENTADO crime organizado escolta PCC Polícia Civil de SP Praia Grande Ruy Ferraz Fontes segurança pública Tarcísio de Freitas

Veja também

serial killer

CASO TIAGO HENRIQUE

Doze anos após prisão, caso do serial killer de Goiânia ainda revela bastidores da investigação

Detido em 14 de outubro de 2014, Tiago Henrique Gomes da Rocha foi alvo de uma força-tarefa com cer...
Morre aos 103 anos Elcival Ramos Caiado, tio de Ronaldo Caiado

LUTO

Morre aos 103 anos Elcival Ramos Caiado, tio de Ronaldo Caiado

Advogado, agropecuarista e ex-deputado, Elcival teve trajetória na política goiana. Ronaldo Caiado...
gcm

Meio ambiente

GCM flagra descarte irregular de pneus em Goiânia

Borracheiro foi multado em R$ 5 mil na região Noroeste; ecopontos recebem pneus usados gratuitament...
Adolescente de 15 anos morre após disparo acidental em Inhumas

CASO SEGUE EM INVESTIGAÇÃO

Adolescente de 15 anos morre após disparo acidental em Inhumas

Segundo a Polícia Civil, um adolescente que estava com a vítima afirmou que manuseava uma garruch...
Festival Viva Goiânia leva shows e atividades gratuitas a quatro regiões neste fim de semana

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Festival Viva Goiânia leva shows e atividades gratuitas a quatro regiões neste fim de semana

Programação será realizada no sábado (17) e domingo (18), com atrações musicais, espetáculos ...
fisiculturismo

LUTO NO ESPORTE

Atleta chilena de fisiculturismo Marianne Von Gierke morre aos 40 anos

Advogada e fisiculturista, chilena participou do Mr. Olympia 2026, em setembro, e conquistou o Risin...
Polícia Militar encontra 2 kg de skunk em mala durante operação no Setor Habitacional Água Quente (DF)

apreensão no DF

Polícia Militar encontra 2 kg de skunk em mala durante operação no Setor Habitacional Água Quente (DF)

Droga e balança de precisão foram apreendidas em residência no Residencial Buritis; suspeito fugi...
PM prende dois homens e apreende adolescente com mandados judiciais no DF

PMDF

PM prende dois homens e apreende adolescente com mandados judiciais no DF

Ocorrências foram registradas em Samambaia, Ceilândia e Taguatinga na noite de terça-feira (13); ...