quarta-feira, 19 de agosto de 2026
Saúde

Semana de vacinação contra Febre Amarela começa em Goiás

Campanha ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro para ampliar cobertura vacinal, que está abaixo da meta

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em
Semana de vacinação contra Febre Amarela começa em Goiás
Foto: Danilo Pimentel/ SES-GO

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o Governo de Goiás realiza a Semana de Vacinação contra a Febre Amarela. A mobilização, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), busca ampliar a cobertura vacinal, que hoje está em 71,64%, abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa acontece após a confirmação de quatro casos da doença em primatas mortos neste ano, nos municípios de Abadia de Goiás (2), Guapó (1) e Goiânia (1). O último registro da febre amarela em humanos em Goiás ocorreu em 2017, e a última confirmação em macacos havia sido em 2021.

Durante a semana de mobilização, os municípios são orientados a intensificar ações como a vacinação fora das salas tradicionais, busca ativa de não vacinados e divulgação local das campanhas. A SES também disponibiliza o sistema “Imuniza Goiás”, que permite identificar crianças e adolescentes até 17 anos sem a imunização, além de reforçar as ações com as chamadas Vans da Vacina.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário básico de imunização: duas doses para crianças (aos 9 meses e aos 4 anos) e dose única para pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas.

A secretaria ainda alerta a população para que notifique macacos mortos às autoridades de saúde municipais ou pelo aplicativo SissGeo. Desde o início de 2025, 49 notificações foram registradas no estado; 39 amostras foram coletadas, das quais quatro tiveram resultado positivo para febre amarela.

Entre as recomendações à população estão: manter a vacinação em dia, evitar áreas de mata ou silvestres, usar roupas de proteção e repelente. Em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos, a orientação é procurar atendimento médico imediato.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Concurso Público

Prefeitura em Goiás abre concurso com 320 vagas

Os salários chegam a R$ 3.847,97, e as inscrições serão feitas pela internet entre 20 de setembr...
Educação

Aumento das vagas

Déficit na educação básica de Goiânia leva SME a assinar TAC com MP

Aditivo ao TAC entre Prefeitura e MP-GO estabelece metas para ampliar a educação infantil, conclui...
STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

FIQUE ATENTO

STF muda regra do IPTU e decisão pode afetar cobrança feita por municípios

Supremo decidiu que prefeituras não podem aumentar a alíquota do imposto apenas porque um imóvel ...
Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

ataque

Veterinária morre após ser atacada por cão durante atendimento em Brasília

Vitória Valle de Oliveira Pinha, de 36 anos, sofreu graves ferimentos no pescoço e chegou a passar...
Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

O GOIANO SÓ TEM UM SONHO...

Onda de frio vai chegar a Goiás? Veja o que prevê a meteorologia para o fim de semana

Massa de ar frio avança pelo país nos próximos dias e pode alcançar o sul goiano, mas queda de t...
Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

“Ilusão Digital”

Operação investiga golpe com deepfakes de famosos para vender produtos em SP

Investigação aponta uso de inteligência artificial para falsificar depoimentos de artistas e jorn...
Empresário

Justiça

Empresário suspeito de agredir mulher em situação de rua é solto pela Justiça em Goiás

Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares
Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

CBMDF

Capotamento deixa três pessoas feridas em Brasília

Duas mulheres e uma criança foram socorridas conscientes e levadas a um hospital após acidente na ...