terça-feira, 8 de setembro de 2026
Mudanças

Defesa Civil de Goiás fará teste com envio de mensagens de alerta no sábado (27)

O alerta é considerado “intrusivo”, ou seja, a mensagem salta na tela do celular acompanhada de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso e com a tela desligada

Maria Eduarda Leãopor em
Defesa Civil de Goiás fará teste com envio de mensagens de alerta no sábado (27)
| Foto: divulgação

No próximo sábado (27), moradores de Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás – além de parte das cidades vizinhas – receberão em seus celulares um alerta de teste da Defesa Civil Nacional. O aviso faz parte da fase final de implantação do Defesa Civil Alerta, sistema criado pelo Governo Federal em parceria com a Anatel e Ministério das Comunicações.

A novidade é que o alerta é considerado “intrusivo”, ou seja, a mensagem salta na tela do celular acompanhada de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso e com a tela desligada. Uma coletiva de imprensa será realizada nesta sexta-feira, 26, a partir das 6h30, no Comando de Operações de Defesa Civil (CODEC) do CBMGO, em Goiânia, para dar detalhes de como será feito o acionamento do sistema em Goiás

È importante que a população não se assuste. Trata-se apenas de uma simulação para validar o funcionamento da ferramenta, que a partir de outubro passa a operar em todo o estado de Goiás, emitindo alertas reais em situações de risco, como chuvas intensas, alagamentos e incêndios florestais. O alerta é gratuito e não exige cadastro, funciona em celulares Android e iOS lançados a partir de 2020 e requer apenas sinal de telefonia 4G ou 5G (não depende de Wi-Fi ou pacote de dados).

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o novo recurso é um avanço fundamental. “Prevenir é salvar vidas. Esse sistema vai permitir que a população seja alertada de forma direta e imediata, garantindo mais segurança em situações de risco”, destaca o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Pedro CARLOS Borges de Lira. As notificações testes que chegam nos celulares da população de Goiás e outros estados neste sábado concluem a implantação nacional da ferramenta.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

árvore

ACIDENTE

Mulher fica com perna presa após árvore cair durante corte em MG

Mulher de 36 anos ficou ferida após ser atingida por uma árvore durante um corte na zona rural de ...
Mãe e filho

DESAPARECIMENTO

Mãe e filho de 1 ano desaparecem em Goiânia

Karla Borges Magalhães, de 31 anos, saiu de casa com Pedro Henrique, no Setor Morada do Sol, e não...
Participantes de caminhada do Setembro Amarelo carregam cartazes com mensagens de conscientização sobre a prevenção do suicídio. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

SETEMBRO AMARELO

Goiás registrou 711 suicídios em 2023, acima da média nacional

Dados da Secretaria de Saúde mostram que isolamento na zona rural, falta de acesso à tratamento e ...
INMET emite alerta amarelo para Goiânia com chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

previsão do tempo

INMET emite alerta amarelo para Goiânia com chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

Aviso prevê chuva intensa e ventos de até 60 km/h neste domingo, 7 de setembro, com risco de alaga...
Arquitetura greco-goiana

arquitetura goiana

Entre o Art Déco e o greco-goiano, Goiânia vive contrastes arquitetônicos

Enquanto a arquitetura greco-goiana se espalha por condomínios e residências de alto padrão, o Ar...
Casos de SRAG aumentam em Goiás e colocam crianças no centro da preocupação

Alerta na saúde

Casos de SRAG aumentam em Goiás e colocam crianças no centro da preocupação

Fiocruz aponta crescimento da SRAG em Goiás, com maior concentração entre crianças de até 4 ano...
marília mendonça

ATENÇÃO, MOTORISTA

Gravações do filme de Marília Mendonça mudam trânsito em Goiânia

Produção ocupa bairros da capital para registrar cenas do longa que contará a história da cantor...
Entregador por aplicativo do Ifood

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Trabalhadores por aplicativo somam 2 milhões no Brasil e enfrentam alta informalidade, aponta IBGE

Dados do IBGE revelam que sete em cada dez trabalhadores de aplicativo estão na informalidade, sem ...