ALERTA

Subiu para cinco o número de mortes por intoxicação com metanol em SP

De acordo com o secretário, há um total de 22 casos envolvendo intoxicação por metanol sendo 7 confirmados e 15 em investigação

Vitor Vidalpor em
Subiu para cinco o número de mortes por intoxicação com metanol em SP
(Foto: EFE/EPA/Neil Hall)

O número de mortes confirmadas por intoxicação com metanol no estado de São Paulo subiu para cinco, conforme anunciado pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, nesta terça-feira (30). Os casos ocorreram na capital paulista e na região metropolitana.

Detalhes dos casos

De acordo com o secretário, há um total de 22 casos envolvendo intoxicação por metanol sendo 7 confirmados e 15 em investigação. Até o momento, apenas em um desses casos há confirmação de que a morte foi causada pela ingestão de bebida adulterada.

Ações das autoridades

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que todos os estabelecimentos onde houver indícios da presença de bebidas adulteradas serão interditados de forma cautelar. “Não podemos deixar o estabelecimento continuar comercializando bebida se temos uma suspeita de que está comercializando bebida fraudada”, declarou.

Investigação em andamento

Especialistas alertam que a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol geralmente ocorre em casos de falsificação. A substância tóxica pode estar presente em álcool adulterado ou ser adicionada para aumentar o teor alcoólico de forma barata. A contaminação por metanol não altera o sabor ou o cheiro do produto, tornando impossível detectá-la sem análise laboratorial.

Ainda não se sabe qual é a origem do metanol ou como as garrafas foram contaminadas. A Polícia Civil investiga bares e adegas suspeitas, locais por onde passaram os pacientes intoxicados.

Envolvimento de facções criminosas

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que, por ora, não há indícios de que a adulteração de bebidas com metanol tenha conexão com atividades da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). “Tudo o que acontece agora em São Paulo é PCC. Não tem evidência nenhuma de participação do crime organizado nisso”, afirmou.

Investigação federal

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar os casos de bebidas com metanol. O órgão vai verificar a procedência da substância e se há distribuição em outros estados, além de investigar possíveis envolvimentos do crime organizado.

O diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que o órgão vai investigar o caso e que as respostas virão em “um curto espaço de tempo”. Ele também destacou que o trabalho será realizado em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Civil de São Paulo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
metanol

Veja também

Davi Sebba

JUSTIÇA

MP-GO vai recorrer de condenações pela morte de Davi Sebba

Ministério Público quer prisão dos condenados e aumento das penas; terceiro acusado foi absolvido...
Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo encontrado submerso

Homem de 65 anos morre após carro cair em represa em Morrinhos

Veículo foi encontrado submerso em uma propriedade rural; bombeiros utilizaram maquinário agrícol...
Hugo Brockes

NOTA DE FALECIMENTO

Morre Hugo Brockes, publicitário, escritor e ator goiano

Profissional morreu aos 89 anos, em Goiânia, e construiu uma trajetória ligada à publicidade, à ...
Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

EDUCAÇÃO

Educação enfrenta dupla jornada e envelhecimento docente

Cerca de 20% dos professores brasileiros lecionam em duas ou mais escolas, enquanto número de docen...
tempestades

TEMPO

Defesa Civil alerta para tempestades em Goiânia neste fim de semana

Previsão indica rajadas de vento acima de 70 km/h, raios e possibilidade de granizo até domingo (4...
Eleições alteram trânsito no Centro e Setor Bueno em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Eleições alteram trânsito no Centro e Setor Bueno em Goiânia

Operação modifica circulação no entorno do TRE-GO e do Fórum Eleitoral neste sábado e no domin...
Brasil registra um caso de violência política a cada 44 horas, e metade das vítimas são mulheres

ELEIÇÕES 2026

Brasil registra um caso de violência política a cada 44 horas, e metade das vítimas são mulheres

País soma 354 casos desde outubro de 2024; Tribunal Regional Eleitoral de Goiás reuniu as forças ...
Goiânia se prepara para El Niño, mas estrutura da cidade será colocada à prova

Alerta

Goiânia se prepara para El Niño, mas estrutura da cidade será colocada à prova

Plano reúne ações de diferentes secretarias, mas detalhamento dos recursos e capacidade de invest...