segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Tragédia

Tremor de magnitude 6,9 deixa mortos e feridos na Filipinas

O terremoto atingiu a província de Cebu e deixou cidades em calamidade com mais de 150 pessoas feridas

Lalice Fernandespor em
Tremor de magnitude 6,9 deixa mortos e feridos na Filipinas
Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a região central das Filipinas na noite de terça-feira (30/9), provocando destruição em várias cidades da província de Cebu. Segundo o G1, o número de mortos chegou a 69, enquanto mais de 150 pessoas ficaram feridas. O tremor raso, a cerca de 10 quilômetros de profundidade, foi seguido de abalos secundários, o mais forte de magnitude 6.

Em Bogo, cidade próxima ao epicentro, o hospital local ficou lotado de feridos. A guarda costeira enviou um navio com médicos e enfermeiros para reforçar o atendimento. O presidente Ferdinand Marcos Jr. garantiu assistência rápida às vítimas e determinou que ministros acompanhassem as operações de socorro em campo.

Entre as áreas mais atingidas está San Remigio, declarada em estado de calamidade. O vice-prefeito Alfie Reynes pediu água, comida e maquinário pesado para ajudar nas buscas. “Está chovendo forte e não há eletricidade, então precisamos muito de ajuda, especialmente no norte, porque há escassez de água depois que as linhas de abastecimento foram danificadas pelo terremoto”, disse à rádio DZMM.

Imagens divulgadas por emissoras locais mostram moradores deixando suas casas às pressas enquanto construções desabavam, incluindo uma igreja centenária. Segundo Reynes, parte das vítimas em San Remigio estava em um ginásio esportivo que ruiu parcialmente durante uma partida de basquete.

Apesar da destruição, o Aeroporto Internacional de Mactan-Cebu, segundo mais movimentado do país, permaneceu em funcionamento. A província, lar de 3,4 milhões de habitantes e destino turístico importante, tenta restabelecer energia e abastecimento de água.

As Filipinas estão no “Círculo de Fogo” do Pacífico, região de intensa atividade sísmica. O país sofreu dois grandes tremores em janeiro sem registro de mortes. Em 2023, um abalo de magnitude 6,7 deixou oito mortos.

O abalo aconteceu a cerca de 10 km de profundidade e os tremores secundários chegaram até magnitude 6. Porém, não houve risco de tsunami.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
9 Filipinas magnitude 6 terremoto

Veja também

el niño

fenômeno

El Niño pode atingir intensidade histórica, mas agências divergem sobre recorde

Diferenças nos métodos de medição explicam por que serviços meteorológicos do Reino Unido e do...
França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

MEDIDAS DE CONTROLE

França anuncia toques de recolher após protestos e não descarta estado de emergência

Primeiro-ministro solicitou restrições parciais a prefeitos, mas não informou quais cidades foram...
Padre morre no Equador após cruz desabar durante missa; veja vídeo

Acidente

Padre morre no Equador após cruz desabar durante missa; veja vídeo

Acidente ocorreu no último sábado (16), na paróquia Perpétuo Socorro, em Guayaquil. Estrutura de...
Japão

Alarme falso

Japão emite alerta falso de terremoto de magnitude 9,9

Falha na Agência Meteorológica acionou alarmes em milhões de celulares e interrompeu temporariame...
Donald Trump

Estados Unidos

Trump recua e suspende sanções econômicas contra a Rússia

Medida interrompe tarifas que poderiam chegar a 100% sobre produtos de países que compram petróleo...
Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Guerra continua

Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Putin defende novos ataques contra instalações de defesa e logística ucranianas
Família de brasileiro morto na Turquia faz campanha para trazer corpo ao país

campanha de arrecadação

Família de brasileiro morto na Turquia faz campanha para trazer corpo ao país

Lucas Nascimento de Medeiros, de 33 anos, estava detido em um centro migratório e aguardava deporta...
Trump escolhe Katie Zacharia como secretária de imprensa

ESTADOS UNIDOS

Trump escolhe Katie Zacharia como secretária de imprensa

Comentarista conservadora trabalhou no Departamento de Segurança Interna e atuava na empresa de mí...