quinta-feira, 29 de outubro de 2026
Flotilha Global Sumud

Israel intercepta flotilha a caminho de Gaza e detém ativistas

A flotilha Global Sumud foi parada pela Marinha israelense; entre os detidos está Greta Thunberg e Thiago Ávila

Lalice Fernandespor em
Israel intercepta flotilha a caminho de Gaza e detém ativistas
Foto: Reprodução/ @gmtgbrasil

A Marinha de Israel interceptou nesta quarta-feira (1º) embarcações da Flotilha Global Sumud (GSF), que levavam ajuda humanitária para Gaza. Entre os detidos estavam a ativista sueca Greta Thunberg, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), o ativista brasileiro Thiago Ávila, ao menos outros dez brasileiros e um argentino residente no Brasil. O episódio gerou reações imediatas de governos estrangeiros, organizações humanitárias e protestos em diferentes países.

O governo israelense afirmou que as embarcações foram paradas de forma segura e que os passageiros estavam sendo levados a um porto para procedimentos de deportação. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores declarou que “Greta e seus amigos estão seguros e saudáveis”. Imagens divulgadas mostram a ativista recebendo água e um casaco de militares. A flotilha, formada por cerca de 50 barcos com mais de 500 participantes de dezenas de países, levava alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.

Nem todas as embarcações foram abordadas, mas navios como Alma, Surius e Adara foram interceptados. A GSF acusou Israel de agir de forma agressiva, relatando abalroamentos e disparos de canhões de água contra os barcos. O grupo classificou a ação como ilegal e acusou o governo israelense de tentar sabotar uma missão civil pacífica. Israel, por sua vez, alegou que a flotilha tentava entrar em uma zona de combate ativa e violava um bloqueio naval legal.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro emitiu nota expressando preocupação, lembrando o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e qualificando a ação militar israelense como condenável: “O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”.

A reação internacional foi rápida. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, expulsou diplomatas israelenses, revogou o acordo de livre comércio entre os dois países e denunciou a operação como “crime internacional cometido por Netanyahu”. Ele também exigiu a libertação de dois colombianos a bordo.

O vice-primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, afirmou que esperava que Israel respeitasse o direito internacional. Ao menos sete cidadãos irlandeses, entre eles o senador Chris Andrews, estavam entre os detidos. França e Itália disseram ter recebido garantias de que não haveria violência.

Protestos ocorreram em países como Itália, Turquia, Tunísia, Grécia e Argentina. Em Roma, Pisa, Florença e Turim, manifestantes tomaram as ruas, enquanto um sindicato italiano convocou uma greve geral, para essa sexta-feira (3), em solidariedade à população de Gaza. Em Istambul, a chancelaria turca classificou a interceptação como “ato de terrorismo”. O Hamas chamou o episódio de “ataque traiçoeiro” e “ato de pirataria”.

A interceptação ocorre em meio ao aumento da ofensiva israelense em Gaza e à discussão sobre um novo plano de paz apresentado dias antes em Washington pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado do premiê Benjamin Netanyahu. Israel defende que bloqueios como o imposto à flotilha são necessários para impedir que suprimentos cheguem ao Hamas, enquanto agências humanitárias alertam que a população de Gaza sofre com fome e falta de medicamentos.

A GSF afirmou que pretendia chegar a Gaza na manhã de quinta-feira (2). O comboio havia partido de Barcelona em agosto e foi reforçado por barcos ativistas de outros países ao longo da rota. Não era a primeira tentativa: em junho e julho, Israel já havia interceptado missões semelhantes.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Flotilha Global Sumud Gaza greta thunberg Israel - hamas thiago ávila

Veja também

Telescópio da Nasa encerra missão após quase 22 anos e deve cair na Terra

Nasa

Telescópio da Nasa encerra missão após quase 22 anos e deve cair na Terra

Swift fez sua última observação científica em 20 de outubro; agência ainda não definiu data ou...
água

DESCOBERTA NAS PROFUNDEZAS

Cientistas encontram água nas profundezas da Terra; entenda a descoberta

Mineral encontrado no manto terrestre tem capacidade de armazenar água em sua estrutura e pode ajud...
|

Israel

Partido de Netanyahu denuncia suposta fraude eleitoral e pede investigação em Israel

Likud acusa partidos árabes de irregularidades na votação; com mais de 85% das urnas apuradas, bl...
Colisão entre trens de alta velocidade deixa pelo menos 30 mortos na Espanha

TRAGÉDIA

Colisão entre trens de alta velocidade deixa pelo menos 30 mortos na Espanha

Acidente aconteceu nesta quarta-feira (28), na linha entre Madri e Andaluzia; é o segundo episódio...
Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Eleições 2026

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Trump compara eleições e condiciona respeito às midterms à honestidade da votação
Netanyahu denuncia suposta fraude sem apresentar provas em eleição decisiva em Israel

eleições legislativas

Netanyahu denuncia suposta fraude sem apresentar provas em eleição decisiva em Israel

Israel vai às urnas após guerra em Gaza, e futuro político de Netanyahu fica em jogo
lula

eleições 2026

Trump questiona eleição no Brasil sem apresentar provas e diz gostar de Lula

Presidente dos Estados Unidos afirmou que votação “pareceu fraudada”, enquanto resultado ofici...
Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Eleições 2026

Elon Musk põe resultado das eleições no Brasil em dúvida

Bilionário compartilhou publicação que compara os votos do primeiro e do segundo turno; advogado ...