Senado X Câmara

Alcolumbre, um dos principais desafios para o PL da Dosimetria

Projeto deve continuar parado, agora, por entraves com o Senado

Marina Moreirapor Marina Moreira em
Alcolumbre, um dos principais desafios para o PL da Dosimetria
Davi Alcolumbre (presidente do Senado) e Paulinho da Força, relator do PL da Dosimetria na Câmara - Créditos: Carlos Moura/Agência Senado

A Dosimetria de Penas segue acanhada na Câmara dos Deputados mas, nos bastidores, Paulinho da Força (Solidariedade-PR) dá seus pulos para tentar negociar um bom andamento do texto na Casa. Se o Supremo Tribunal Federal (STF) foi um dos principais desafios para a tentativa de implementação do projeto de anistia, o Senado mostra resistência para o PL da Dosimetria antes mesmo de a proposta ser avaliada pelos deputados. 

Assim, por mais que o relator na Câmara já tenha marcado reunião na próxima segunda (6) com o Presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), o projeto da dosimetria deve continuar paralisado, pois houve o reconhecimento de que não dá para prever prazo nem para a apresentação de um texto, quem dirá para a votação, diante de impasses com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP). Há indícios de que o ato de Alcolumbre de evitar negociar com a Casa vizinha pode ter relação com a medida da cúpula da Câmara ter alterado o acordo que previa a tramitação do projeto de forma que começasse pelo Senado e não pela Câmara. 

Acesse também: Lula, Caiado e Ratinho lideram ranking de presidenciáveis

Embate entre as Casas

Uma vez que a apreciação do projeto tem início na Câmara, cabe aos deputados a palavra final, justamente na Casa onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possui maior apoio. Outro ponto que faz com que o Senado seja considerado um dos principais obstáculos para o texto sobre redução de penas é o fato de um grupo de senadores, comandados por Renan Calheiros (MDB-AL), Otto Alencar (PSD-BA) e Omar Aziz (PSD-AM), já ter prometido barrar a aprovação de um projeto que anistie Bolsonaro ou qualquer outro texto que venha com uma redução elevada da pena do ex-presidente.

Nas palavras de Calheiros, “vamos dar ao PL da Dosimetria o mesmo destino da PEC da Blindagem”. Além do Senado, a proposta de redução de penas também encontra dificuldade de aprovação pela oposição na Câmara, que deseja pautar a anistia. Ao O HOJE, a advogada eleitoralista Nara Bueno faz referência às manifestações contra a anistia, ocorridas em setembro, como um dos grandes motivos que resultaram na decadência do projeto. 

“Depois da manifestação estrondosa das ruas, no dia 21 de setembro, o povo brasileiro se mostrou contra a anistia. Pesquisas que levantam dados em redes sociais e pesquisas de rua indicaram que a população brasileira é contra o projeto. Dito isso, surgiu a PEC da Dosimetria que é uma atenuação das condenações, recentemente feitas pelo STF em relação aos golpistas.” 

Bueno ressalta que a tentativa de tramitação do texto que reduz penas dos condenados por tentativa de golpe de Estado é algo que não corresponde aos interesses da população. “O interesse da classe política não está sendo refletido no que o povo deseja e interessa. Essa PEC [da Dosimetria] jamais deve ser proposta ou ser tramitada porque é um absurdo e é um ato atentatório, também, à nossa Constituição e ao nosso Estado Democrático de Direito.” 

Não há exagero, diz advogada

A advogada diz que as condenações dos organizadores e participantes do 8 de janeiro não devem ser enxergadas como algo exagerado. “As condenações são altas porque o crime é muito grave. Então, a gente tem que desmistificar de que existe um punitivismo exacerbado… Apenas aqueles que já eram réus em outros processos ou já tinham tido condenações anteriores e que não se enquadram nas possibilidades de acordo de não persecução penal (ANPP) é que, de fato, receberam sentenças.” 

Nara finaliza ao revelar o que pensa sobre o desfecho da proposta, sob parecer de Paulinho da Força. “É por conta desse contexto jurídico e político que eu acredito que a anistia, ainda que seja adaptada por um PL da Dosimetria, ela realmente não terá êxito.” (Especial para O HOJE) 

Receba as principais notícias diretamente no seu WhatsApp pelo Canal do Jornal O Hoje.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mega sena

MEGA SENA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 165 milhões neste domingo

No último concurso, foram sorteados os números 16, 21, 24, 31, 43 e 54, mas nenhum apostador acert...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...
Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

ELEIÇÕES 2026

Primeiro debate ao governo de Goiás será realizado neste domingo (9)

Encontro reúne quatro candidatos e será transmitido na TV aberta, rádio e plataformas digitais
Entenda o embate entre Mendonça e cúpula da PF em meio a investigação do INSS

CRISE

Entenda o embate entre Mendonça e cúpula da PF em meio a investigação do INSS

Decisões do ministro do STF e reações da Polícia Federal ampliam tensão institucional envolvend...
Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

SEM VISITA

Moraes nega visita de filhos a Bolsonaro no Dia dos Pais

Defesa alegou motivo humanitário, mas STF manteve restrição após violação de decisão judicial
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

SAÚDE

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

A Sociedade Brasileira de Cardiologia também alerta que o colesterol elevado está associado a háb...
Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

ELEIÇÕES 2026

Partidos têm até o dia 15 para registrarem candidaturas nos tribunais

Após registrado, o candidato aparece no sistema do tribunal eleitoral, que pode ser consultado por ...
Discord

DISCORD

AGU cobra Discord após falhas em proteção de menores e caso de adolescente expõe riscos

Governo aponta fragilidade na verificação de idade e estuda ação judicial contra a plataforma