segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Impasse

Com Mabel, Paço e Câmara vivem crise de relacionamento

Após início de gestão com amplo apoio, prefeito enfrenta impasse com os vereadores marcado por investigação, votações polêmicas e críticas à postura centralizadora

Thiago Borgespor em
Com Mabel, Paço e Câmara vivem crise de relacionamento
Foto: Gustavo Mendes/Câmara Municipal

A relação entre o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) e a Câmara Municipal de Goiânia vive, atualmente, um clima de atrito constante. O embate se intensificou ao longo dos últimos meses em votações polêmicas e troca de liderança dentro da Casa. O episódio mais recente, na última quinta-feira (2), quando Mabel se recusou a responder questionamentos dos vereadores durante a prestação de contas, expôs o desgaste do diálogo entre Executivo e Legislativo.

Quando foi eleito, Mabel contava com apoio de cerca de 27 dos 37 vereadores que compõem o parlamento goianiense. Chegou respaldado pela maioria dos parlamentares, que defendiam dar o amparo necessário para a nova gestão trabalhar. No décimo mês de gestão, a relação passa longe da moderação no início de mandato.

O atrito entre Mabel e Câmara Municipal teve início com a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o contrato do consórcio Limpa Gyn com a Prefeitura de Goiânia. O Paço é contrário à investigação. De lá para cá, a tensão só aumentou.

Desde agosto, os embates passaram pelo resgate do projeto que revoga a Taxa de Limpeza Pública (TLP), o projeto da data-base e, recentemente, pelas emendas que alteraram o índice de remanejamento orçamentário para 2026, em votação polêmica da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que está sob risco de nulidade. Em meio aos acontecimentos, Mabel destituiu o vereador Igor Franco (MDB) do cargo de liderança na Casa de Leis, que foi substituído pelo vereador Wellington Bessa (DC).

A recusa em responder os questionamentos dos vereadores na última quinta, durante a prestação de contas na Casa de Leis, somou-se aos episódios de confronto entre vereadores e Mabel. Para o mestre em ciência política pela Universidade Federal de Goiás, Lehninger Mota, a forma de trabalho de Mabel difere do ex-prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) e causa um “choque inicial”.

“O Rogério tinha uma forma de trabalho que dava muita liberdade aos vereadores, que tinham cargos na prefeitura e influenciavam nas decisões do Paço. Já o Sandro Mabel tem uma característica centralizadora que não consulta muito os vereadores. Ele não está com a porta aberta toda hora para o vereador discutir algumas questões. Como a maioria dos vereadores foram reeleitos, esse choque inicial é natural”, destacou Mota.

O cientista político, porém, chama atenção para a postura do prefeito. “O que é prejudicial nessa relação é o que vem acontecendo. Algumas acusações do Mabel e de aliados, como o próprio vice-governador [Daniel Vilela (MDB)], falando em “desmamar bezerros”. Isso é um desrespeito ao cargo de vereador, que é o para-choque da política, sempre fazendo o corpo a corpo com a população sabendo das suas necessidades”, afirmou o especialista.

Desrespeito é o problema

Lehninger alerta que o método de trabalho diferente não é problema, mas, sim, o desrespeito, que pode, inclusive, inviabilizar matérias importantes para a população na Casa de Leis. “O desrespeito leva a um cenário totalmente avesso, um cenário não confortável para os vereadores em votarem questões que a prefeitura acha importante. Assim, podemos ter temas que deveriam avançar no Legislativo ficando parados”, frisou o cientista.

Mota classificou o episódio da fuga de Mabel dos questionamentos dos vereadores durante a prestação de contas como “lamentável”. “Ter divergência é normal, é da política. Mas ofensas e agressões gratuitas não são. Uma Câmara contrária ao prefeito resulta em projetos que seriam positivos emperrados”, concluiu Lehninger. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Lula e Leandro Grass

Campanha

Lula fará ato de campanha com Leandro Grass em Ceilândia na quarta-feira

Candidato do PT ao GDF terá apoio do presidente em evento marcado para as 19h
Candidatos ao Governo de Goiás

Eleições 2026

Candidatos definem foco para os últimos 19 dias de campanha em Goiás

Daniel concentra agenda na Região Metropolitana; Marconi tenta completar visitas aos 246 município...
Izaura Lemos

entrevista

Izaura Lemos defende mudanças no combate ao feminicídio e no Judiciário

Candidata do PSB ao Senado por Goiás apresentou propostas para segurança das mulheres, habitação...
“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

POLÍTICA

“Vamos colocar a polícia na rua”, diz Cappelli ao apresentar plano de segurança para o DF

Candidato iniciou agenda na Rodoviária do Plano Piloto, percorreu o comércio do Sudoeste e voltou ...
Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

eleições 2026

Michelle diz que Moraes mantém restrições à sua campanha

Ex-primeira-dama afirma que decisão sobre visitas a Bolsonaro não atende ao pedido feito pela defe...
Daniel Vilela

SABATINA

Daniel Vilela promete manter passagem de ônibus a R$ 4,30 em Goiás

Candidato ao governo de Goiás também falou sobre saúde, segurança, economia e agronegócio duran...
Haddad

Caso Master

Haddad defende fim de sigilos no caso Master: “Quem tiver que pagar, pague”

Candidato do PT ao governo de São Paulo afirmou que investigações devem ser abertas independentem...
BRB

BRB

BRB afasta cinco funcionários por suspeita de envolvimento no caso Banco Master

Ex-diretores e superintendentes foram afastados cautelarmente há cerca de três semanas; medida foi...