O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 9 de novembro de 2025
EUA

Trump exige prisão de autoridades de Chicago e envia tropas a cidade

Donald Trump critica prefeito e governador democratas e reforça presença da Guarda Nacional na cidade

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 8 de outubro de 2025
Trump
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar autoridades democratas nesta quarta-feira (8) ao pedir a prisão do prefeito de Chicago, Brandon Johnson, e do governador de Illinois, JB Pritzker, por suposta falha na proteção de agentes federais de imigração. “O prefeito de Chicago deveria estar preso por não proteger os agentes do ICE! O governador Pritzker também!”, escreveu o republicano, referindo-se ao Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

A declaração acompanha a chegada de tropas da Guarda Nacional na região metropolitana de Chicago. Cerca de 200 soldados da unidade do Texas foram instalados em um centro da Reserva do Exército em Elwood, a 50 km da cidade, e recebem treinamento para atuação. Outros 300 militares de Illinois tiveram o envio bloqueado pela Justiça estadual.

Trump
Foto: Reprodução/ Casa Branca

Justificativa de Trump

A movimentação federal intensifica um confronto com os governos municipal e estadual, que já enfrentaram processos judiciais e trocaram críticas com a Casa Branca. Para justificar a medida, Trump alegou que Chicago apresenta altos índices de violência e que agentes do ICE e do Serviço de Proteção Federal têm sofrido “ataques coordenados por grupos violentos”.

O prefeito Johnson reagiu ao envio de tropas dizendo que “reza por Trump” para que se torne uma pessoa melhor, e que toma decisões que “fariam Vladimir Putin corar”. O governador Pritzker chamou a ação de crise fabricada e classificou a operação como “peças de teatro político”. Johnson também assinou uma ordem executiva para criar “zonas livres do ICE”, proibindo batidas em propriedades municipais e privadas que resistam à presença dos agentes, medida criticada pela Casa Branca como “doentia e perturbadora”.

Apesar das alegações de proteção a agentes federais, a missão da Guarda Nacional ainda não foi detalhada.

Leia mais: Governo dos EUA é paralisado após impasse no Congresso

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também