Morre aos 81 anos a jornalista Theresa Walcacer, pioneira da TV Globo
Considerada uma das pioneiras do jornalismo televisivo brasileiro, Theresa teve uma trajetória marcante na comunicação
A jornalista Theresa Walcacer morreu aos 81 anos na madrugada desta quinta-feira (9/10), no Rio de Janeiro. Segundo o G1, ela faleceu em casa, na Zona Sul da cidade. Theresa enfrentava problemas cardíacos crônicos, mas a causa da morte não foi divulgada.
Considerada uma das pioneiras do jornalismo televisivo brasileiro, Theresa teve uma trajetória marcante na TV Globo, onde trabalhou em alguns dos principais telejornais da emissora, como o Jornal Nacional, o Jornal Hoje, o Jornal da Globo, além de ter colaborado com o Globo Repórter e a GloboNews.
Natural de Manhumirim, em Minas Gerais, Theresa formou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, posteriormente, transferiu-se para a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
4 livros (curtos e baratos) que todo leitor precisa ter na estante
Fique por dentro das principais notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp
Tragetória profissional de Theresa Walcacer
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/V/19AdkdTBGJ5RhoVpJgbw/g1-theresa1.jpg)
Sua trajetória na TV Globo começou em 1971, quando foi contratada como pesquisadora. Com o tempo, passou a contribuir ativamente para o Jornal Nacional, participando de grandes coberturas jornalísticas, como a morte do líder soviético Nikita Kruschev e o desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, um dos episódios mais marcantes da crônica urbana da cidade.
Além do trabalho na emissora, Theresa Walcacer construiu uma carreira sólida e diversa. Atuou na Revista Pais & Filhos, na Geográfica Universal, no Jornal do Brasil, na Funarte e na TV Manchete. Também foi gerente da Fundação Roberto Marinho, diretora-geral do programa Globo Ciência e participou do programa Papo com Armando Nogueira, exibido no canal SporTV.