quinta-feira, 20 de agosto de 2026
Saúde

Vacina contra HPV reduz casos de câncer do colo do útero no Brasil

A vacina reduziu em 58% a incidência de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em
Vacina contra HPV reduz casos de câncer do colo do útero no Brasil
Vacina contra HPV reduz casos de câncer do colo do útero no Brasil. | Foto: Reprodução/Freepik

Entre 2019 e 2023, uma ampla pesquisa analisou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a mais de 60 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 20 e 24 anos, para avaliar o impacto da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) no país. O estudo, conduzido por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com apoio da Royal Society e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), trouxe resultados expressivos sobre a eficácia da imunização.

De acordo com os pesquisadores, a vacina reduziu em 58% a incidência de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves (NIC3). Publicado na revista científica The Lancet, o estudo revelou que os efeitos positivos foram observados mesmo antes da faixa etária recomendada para o rastreamento da doença, aos 25 anos. Para os autores, as evidências reforçam o papel da vacinação como uma das medidas mais eficazes de saúde pública, com impacto direto na redução da mortalidade e das desigualdades no acesso à prevenção.

Os resultados obtidos no Brasil confirmam que a imunização contra o HPV é eficaz também em países com recursos limitados, representando um avanço importante rumo à meta global de eliminação do câncer do colo do útero, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacina está disponível gratuitamente desde 2014 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em 2024, o esquema passou a ser de dose única, seguindo as recomendações mais recentes da comunidade científica. No ano seguinte, em 2025, as diretrizes foram ampliadas, incluindo adolescentes de 15 a 19 anos e grupos prioritários, como usuários de PrEP, pessoas imunossuprimidas e pacientes com papilomatose respiratória recorrente.

O câncer do colo do útero permanece como o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil. | Foto: Reprodução/Freepik

O câncer do colo do útero permanece como o segundo tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil e figura entre as principais causas de morte feminina. A ampliação da vacinação representa um passo essencial para reduzir desigualdades regionais e alcançar a eliminação da doença como problema de saúde pública.

Estudos indicam que entre 50% e 70% das pessoas sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV em algum momento da vida. A imunização oferece proteção de até 98% contra os tipos oncogênicos mais perigosos do vírus.

Atualmente, a vacina é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos; mulheres e homens com HIV, transplantados, pacientes oncológicos e vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos; além de usuários de PrEP e portadores de papilomatose respiratória recorrente a partir dos 2 anos. Todos esses grupos têm acesso gratuito à imunização pelo SUS.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

castração

SAÚDE ANIMAL

Goiânia terá castração gratuita de cães e gatos nesta quinta e sexta; veja como se cadastrar

Programa da Amma prevê 1,5 mil cirurgias entre agosto e setembro; ação desta semana atende famíl...
Virginia

FOLGA NA ESPANHA

Vini Jr. e Virginia Fonseca postam fotos em sauna na Espanha; veja fotos

Influenciadora viajou para Madri e aproveitou a folga do jogador do Real Madrid ao lado do namorado
A arte de dizer não: como estabelecer limites com confiança

Bem-estar

Como estabelecer limites saudáveis sem sentir culpa

Aprender a recusar pedidos e proteger o próprio tempo pode reduzir o desgaste emocional e ajudar a ...
Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

FICA AÍ O QUESTIONAMENTO!

Seu pet é realmente feliz? Veja os sinais que ajudam a descobrir

Animação e carinho não bastam para avaliar o bem-estar de cães e gatos; mudanças de comportamen...
Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (19/08): veja as previsões para o seu signo

Previsões apontam oportunidades no amor, trabalho e dinheiro, mas alguns signos precisarão evitar ...
Glória Menezes

ADEUS À ATRIZ

Globo anuncia tributo a Glória Menezes após morte da atriz; veja quando será exibido

Emissora anuncia programação especial em homenagem à atriz que dedicou seis décadas à dramaturg...
Documentário

CULTURA

Documentários negros brasileiros: dez filmes para assistir no mês do Documentário Brasileiro

Seleção da APAN reúne produções lançadas entre 1988 e 2025 que investigam memória, identidade...
Manda Vê

podcast

Pedro Henrique & João Victor falam no Manda Vê sobre algoritmos, independência e o futuro do sertanejo

Dupla discute como as redes sociais mudaram a lógica da carreira musical e revela projeto para sete...