Estado entra em alerta para tempestades e risco de granizo com avanço de frente fria
Cimehgo alerta que 185 municípios goianos podem registrar tempestades com ventos fortes, raios até granizo
Goiás entrou em alerta para tempestades com o avanço de uma nova frente fria pelo Sudeste do Brasil, que intensificou as áreas de instabilidade no Estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), 185 dos 246 municípios goianos estão em risco potencial de ocorrência de tempestades.
A previsão para esta semana é de que o clima traga chuvas isoladas, ventos fortes, raios e risco de granizo. As rajadas de vento podem chegar a até 50 km/h. O risco de chuvas e tempestades deve ser mantido ao longo da semana, com volumes que variam de 2 a 15 mm, dependendo da região.
Para esta terça-feira (14), o prognóstico é de sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas em todas as regiões. Há um alerta específico para chuvas entre 20 e 30 mm/hora ou 50 mm/dia, com possibilidade de rajadas de ventos de 50 km/h e eventual queda de granizo. A recomendação é de atenção especial para possíveis acumulados rápidos em áreas urbanas.

Tempestades isoladas na capital
Na Capital, Goiânia, o dia deve ter sol com nuvens e chance de pancadas de chuva isoladas. A temperatura máxima pode atingir 33°C, e a umidade relativa do ar (URA) variará entre 30% e 80%. O índice de 30% da URA é considerado Nível de Atenção.
Embora a frente fria ajude a estabilizar e reduzir as temperaturas em comparação aos dias anteriores de calor intenso, o calor continuará presente. O gerente do Cimehgo, André Amorim, notou que uma redução de seis graus já faz diferença, citando que Goiânia atingiu 32°C, após dias com máximas de 38°C. As temperaturas máximas no Estado podem chegar a 38°C nas regiões Norte e Oeste.
Apesar da chegada da frente fria, Goiás ainda vive seu período de estiagem. As regiões do Estado acumulam um longo período sem chuvas significativas (definidas como volume inferior a 0,5 mm/dia). A Região Sudoeste registra 19 dias sem precipitação, enquanto as demais regiões (Norte, Oeste, Leste, Central e Sul) têm 18 dias sem chuvas até 14/10/2025.
O risco de queimadas ainda é alto, especialmente nas regiões Norte e Sul. O centro destacou que 90 municípios estão em risco potencial de incêndio no dia hoje, devido ao “Fator 30 30 30”. Este fator combina temperaturas iguais ou superiores a 30°C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e vento moderado a forte, o que aumenta a probabilidade de propagação do fogo.
A qualidade do ar no Estado é considerada regular, o que exige cuidado redobrado para pessoas com problemas respiratórios.
Leia também: MP-GO aciona WePink e sócios por práticas abusivas contra consumidores