O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Ucrânia

Trump fala com Putin antes de encontro com Zelensky

Na véspera de encontro com Zelensky, Trump afirma ter conversa “produtiva” com Putin

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 16 de outubro de 2025
Trump
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Na véspera de uma reunião com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter tido uma conversa “produtiva” com o líder russo, Vladimir Putin. O telefonema foi anunciado nessa quinta-feira (16) em uma publicação na rede Truth Social. Segundo Trump, o diálogo representou um passo importante para buscar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, em andamento desde fevereiro de 2022.

“Acabei de concluir minha conversa com o presidente Vladimir Putin e foi muito produtiva. Nós nos encontraremos em Budapeste, na Hungria, para ver se conseguimos encerrar esta guerra ‘inglória’”, escreveu o republicano. Trump afirmou ainda que pretende discutir o teor da conversa com Zelensky durante a reunião marcada para esta sexta-feira (17), na Casa Branca.

trump
Trump e Putin durante Cúpula no Alaska (Foto: Divulgação/ Casa Branca)

De acordo com um porta-voz da Casa Branca, a ligação durou mais de duas horas e o presidente norte-americano ainda acredita na possibilidade de um encontro entre  Putin e Zelensky. A secretária de imprensa, Karoline Leavitt, foi pressionada por respostas por repórteres, mas informou que o governo fornecerá mais detalhes “assim que possível”.

Ainda, o enviado especial de Putin, Kirill Dmitriev, classificou o contato como “produtivo e positivo” e afirmou que o diálogo definiu os próximos passos das negociações.

Reunião entre Trump e Zelensky

A reunião desta sexta-feira entre Trump e Zelensky ocorre em meio à pressão do governo ucraniano para obter mísseis Tomahawk dos Estados Unidos. Zelensky defende que o armamento permitiria ao país realizar ataques em alvos mais distantes no território russo e ajudaria a fortalecer as negociações para o fim do conflito.

Durante viagem a Israel no último domingo, Trump havia adiantado que pretendia discutir com Putin o envio dos mísseis. “Eles querem que os Tomahawks sigam nessa direção? Acho que não. Acho que posso falar com a Rússia sobre isso”, afirmou o presidente.

A ideia de encerrar as guerras, especialmente na Ucrânia e na Faixa de Gaza, tem sido um dos principais pilares do discurso político de Donald Trump.

Leia mais: Hamas e Israel vivem clima tenso mesmo após cessar-fogo

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também