O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Crise Ambiental

Poluição do ar na capital da Índia atinge nível recorde após festival

Poluição em Nova Délhi atinge nível extremo após comemoração de festival hindu das luzes — Diwali, com fogos de artifício

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 22 de outubro de 2025
david kristianto U2C6KHuXMzc unsplash
Foto: David Kristianto/ Unsplash

A qualidade do ar na capital da Índia, Nova Délhi, atingiu níveis perigosos na terça-feira (21), tornando-se a cidade mais poluída do mundo, segundo o grupo suíço IQAir. A piora ocorreu após o festival hindu das luzes, o Diwali, celebrado com fogos de artifício que intensificaram a névoa tóxica sobre a capital indiana. Locais como o Memorial de Guerra do Portão da Índia e o Templo Akshardham ficaram encobertos por poluição densa, registrada por drones que mostraram o céu completamente acinzentado.

Poluição
Festival Diwali (Foto: Wikimedia Commons)

Na semana anterior, a Suprema Corte da Índia havia flexibilizado a proibição de fogos de artifício, permitindo o uso dos chamados “fogos de artifício verdes” durante três horas no domingo (19) e na segunda-feira (20). Esses artefatos emitem entre 30% e 50% menos poluentes do que os convencionais, mas não foram suficientes para conter o agravamento da poluição.

Poluição “muito ruim”

De acordo com o IQAir, o índice de qualidade do ar (IQA) da capital chegou a 442, e a concentração de partículas finas PM 2,5 foi mais de 59 vezes superior à meta anual recomendada pela OMS. Segundo a ONU, o PM 2,5 corresponde a partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros, capazes de penetrar profundamente na corrente sanguínea e associadas a doenças cardíacas, pulmonares, AVC e câncer.

O Conselho Central de Controle da Poluição da Índia (CPCB) classificou o ar como “muito ruim”, registrando um IQA de 350, enquanto valores entre 0 e 50 são considerados bons.

O Ministério das Ciências da Terra prevê que os níveis de poluição devem permanecer entre as categorias “Muito Ruim” e “Ruim”, com índices variando de 201 a 400 nos próximos dias. A tendência é que a situação se agrave com a chegada do inverno, quando o ar frio e denso prende as partículas poluentes próximas ao solo. Nesse período, o acúmulo de poeira de construções, a fumaça dos veículos e os incêndios agrícolas intensificam a névoa tóxica.

Leia mais: Cessar-fogo em Gaza segue em vigor, afirma Trump

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também