quinta-feira, 15 de outubro de 2026
magreza domina passarelas

Quando o corpo sai de moda

Relatório revela que a magreza voltou a dominar as passarelas e expõe o esvaziamento do discurso de inclusão corporal na indústria da moda

Luana Avelarpor em
corpo
Foto: Dia Dipasupil/Getty Images

A diversidade corporal, que durante alguns anos foi mostrada como um marco de transformação na moda, desapareceu das passarelas com a velocidade de uma tendência superada. A temporada primavera-verão 2026 consolidou o retorno do corpo magro como medida dominante nas principais semanas de moda do mundo. Nas apresentações de Nova York, Londres, Milão e Paris, 97,1% dos 9.038 looks mostrados pertenciam ao grupo de tamanhos entre 32 e 36, de acordo com levantamento da Vogue Business. As modelos consideradas de tamanho médio, entre 38 e 42, representaram 2% das aparições. As chamadas plus size, acima do 44, somaram apenas 0,9%.

Os números mostram que o movimento de inclusão iniciado em 2010, impulsionado pelo chamado body positive, não resistiu à lógica estrutural da indústria. A promessa de pluralidade deu lugar ao antigo ideal de magreza e simetria. As marcas voltaram a privilegiar corpos esguios e silhuetas estreitas, reconstituindo o padrão que há décadas domina o imaginário da moda. A estética do corpo mínimo reaparece, agora fortalecida por tecnologias e fármacos que transformaram o emagrecimento em estratégia de imagem.

O corpo fora do molde

A aparente estagnação da diversidade corporal reflete uma engrenagem que nunca chegou a se reestruturar. As coleções continuam sendo produzidas em tamanhos padronizados, criados meses antes das apresentações. Como o processo de escolha das modelos ocorre poucos dias antes dos desfiles, a logística das marcas impede a inclusão de corpos fora do padrão sem alterações de moldes e cronogramas. 

A homogeneidade das passarelas contrasta com o perfil real do público consumidor. Segundo a mesma pesquisa, 43% dos compradores afirmam que o mau ajuste das roupas é o principal motivo para abandonar uma marca, e 36% citam a inconsistência de tamanhos como obstáculo de compra. A discrepância entre o corpo exibido e o corpo existente evidencia uma desconexão estrutural entre o produto e quem o consome.

O resultado é um cenário que reafirma a exclusão como norma. As passarelas, que deveriam refletir o tempo presente, continuam a reproduzir uma visão estreita. A ideia de inclusão, antes vendida como valor de marca, perde densidade e se transforma em retórica publicitária. O corpo real, por sua vez, volta a ocupar o lugar do indesejável, um corpo que não cabe, não veste, não aparece.

A volta da magreza como padrão dominante confirma o esgotamento de uma tentativa de ruptura. A moda internacional parece ter se reconciliado com o modelo que sempre a sustentou: linear, exclusivo e cruel. O corpo diverso retorna à margem, enquanto o desfile segue o curso previsível de um espelho que continua a refletir apenas uma parte do mundo.

corpo
A Michael Kors Collection abre a programação oficial do NYFW de primavera/verão 2026: Foto: Udo Salters/Patrick McMullan via Getty Image
Corpo
Foto: Arturo Holmes/Getty Images
corpo
Foto: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images

Leia mais: https://ohoje.com/2025/01/09/pressao-pelo-corpo-ideal-no-verao-pode-comprometer-a-saude-mental/

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Espetáculo “1888” percorre periferias de Aparecida de Goiânia e transforma memórias de mulheres negras em dramaturgia

Entre o Brasil e a Bolívia

Espetáculo “1888” percorre periferias de Aparecida de Goiânia e transforma memórias de mulheres negras em dramaturgia

Com direção da boliviana Claudia Eid Asbún e atuação de Takaiúna, montagem afro-latino-america...
Bororó

CULTURA

Bororó revisita cinco décadas de MPB em show-aula em Senador Canedo e Hidrolândia

Com mais de cinco décadas de carreira e passagem por nomes como Beth Carvalho e Milton Nascimento, ...
telas

Síndrome da Visão Computaciona

Olhos ardendo, cabeça doendo: síndrome ligada ao uso de telas cresce 66% e vira rotina no trabalho

Estudo com 66 mil pessoas em 20 países aponta aumento expressivo da Síndrome da Visão Computacion...
Alimentação para gatos ganha espaço no mercado pet; cães ainda lideram

INTEGRANTES DA FAMÍLIA

Alimentação para gatos ganha espaço no mercado pet; cães ainda lideram

Levantamento da Scanntech mostra avanço da participação dos produtos para felinos e crescimento d...
Horóscopo do dia (15/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (15/10): veja as previsões para o seu signo

Touro, Leão, Escorpião e Aquário tendem a perceber mais intensamente a mudança; confira as previ...
Renato Teixeira faz show em Goiânia nesta quinta-feira (15)

“A Estrada Eu Sou”

Renato Teixeira faz show em Goiânia nesta quinta-feira (15)

“A Estrada Eu Sou” será apresentado no Teatro Rio Vermelho e integra a programação do Starlig...
Russell Brand

JULGAMENTO

Russell Brand é chamado de “predador sexual” pela promotoria em julgamento por estupro

Ator e comediante responde a sete acusações relacionadas a seis mulheres, por supostos crimes entr...
Confeiteiro amador de SP vence mundial de tiramisù na Itália

É DO BRASIL!

Confeiteiro amador de SP vence mundial de tiramisù na Itália

Marcos Muzzi, de 51 anos, conquistou a categoria Receita Original; ele adiou o projeto de marca pró...