O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Educação

Prova da Obmep mobiliza mais de 900 mil estudantes em todo o país neste sábado

Provas da 20ª edição da Obmep competição ocorrem neste sábado em todos os estados brasileiros.

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 24 de outubro de 2025
medalha de ouro obmep oflorense il.2e16d0ba.fill 770x515 1
Obmep 2025 reúne 900 mil alunos na disputa por medalhas. Foto: Divulgação

Mais de 900 mil estudantes em todo o país participam neste sábado (25) da segunda fase da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas terão início às 14h30, no horário de Brasília, e ocorrerão de forma simultânea em todas as regiões do Brasil.

A competição é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e seleciona os participantes a partir do desempenho na primeira fase, realizada em 3 de junho. Os estudantes classificados agora concorrem às medalhas e a vagas em programas de iniciação científica e acadêmica.

De acordo com o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a segunda fase representa um momento de grande expectativa entre os participantes. Segundo ele, a olimpíada é uma oportunidade para que o esforço dos alunos se traduza em resultados concretos, abrindo portas para o futuro acadêmico.

Prova da Obmep

A edição de 2025 mobilizou mais de 18,6 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao todo, 5.556 municípios participaram da primeira etapa, o que corresponde a 99,93% das cidades brasileiras. Mais de 57 mil escolas públicas e privadas integraram o processo.

A prova da segunda fase é composta por seis questões discursivas, com duração de três horas. Os candidatos devem comparecer ao local de aplicação com antecedência mínima de 30 minutos, portando documento oficial de identificação. É permitido o uso de lápis e caneta esferográfica azul ou preta.

Obmep
Mais de 900 mil estudantes fazem a segunda fase da Olimpíada de Matemática – Obmep. Foto: Divulgação

O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro, com a lista dos medalhistas e premiados. Entre os benefícios concedidos aos vencedores está o ingresso no Programa de Iniciação Científica Júnior, que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa mensal de R$ 300, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outra oportunidade é o acesso ao curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação, oferecido pelo IMPA Tech. O programa considera o desempenho dos alunos em olimpíadas científicas, entre elas a própria Obmep. As inscrições para a turma de 2026 estarão abertas de 3 de novembro a 23 de dezembro.

Sendo assim, a olimpíada segue consolidando seu papel na valorização do ensino de matemática e no incentivo ao talento científico entre jovens de todo o país.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também