sábado, 10 de outubro de 2026
Reabertura

Parque Mutirama tem previsão de reabertura, após 7 meses fechado

Após fechamento desde março de 2025, parque mutirama terá 22 atrações restauradas e retorno da cobrança de ingresso simbólico; laudos de segurança ainda precisam ser finalizados

Anna Salgadopor em
Mutirama
O espaço, inaugurado em 1969 e recentemente reconhecido como patrimônio cultural de Goiânia, está prestes a reabrir com brinquedos reformados e operação segura para o público | Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O Parque Mutirama, um dos principais pontos de lazer de Goiânia, está a caminho de reabrir suas portas ao público após um período de fechamento que se iniciou em 20 de março deste ano. O parque infantil municipal do final dos anos 1960 estava fechado há sete meses, o que fez com que o Mutirama não fosse uma opção para as crianças da Capital no Dia das Crianças, no último 12 de outubro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão, Negócios e Parcerias (Segenp), a expectativa é que a reabertura ocorra ainda nas férias escolares de dezembro de 2025 ou, no máximo, em janeiro de 2026.

A interdição do espaço foi motivada principalmente pela necessidade de reformas e pela falta de manutenção dos brinquedos. Em março, apenas seis das 27 atrações tinham condições de funcionar.

A prefeitura de Goiânia e a Segenp têm enfatizado que a reabertura só será permitida “quando todas as condições técnicas, estruturais e de segurança estiverem plenamente restabelecidas e atestadas por laudos e vistorias”.

A reforma dos brinquedos está em sua fase final. A secretaria afirmou que os trabalhos de reparo nos brinquedos estão 90% concluídos, enquanto a Associação Empresarial da Rua 44 (AER44) alega que, especificamente em relação aos brinquedos, os trabalhos estão “99,9%” concluídos, dentro do cronograma previsto para entrega do mutirama até o final de outubro. O conserto dos brinquedos é visto como uma das fases mais importantes para a reabertura.

Apesar do avanço nas obras, a liberação depende da emissão de laudos de segurança, incluindo a inspeção do Corpo de Bombeiros e a verificação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ou sistema de aterramento elétrico. 

Este laudo do SPDA é considerado importante, especialmente para brinquedos que possuem grandes estruturas metálicas expostas. O conselheiro da Segenp, Flávio Rassi, explicou que falta fazer ajustes de medidas no aterramento, como definir se é necessário adicionar mais hastes.

O presidente da AER44, Sérgio Naves, relatou que sua expectativa era que o parque mutirama fosse aberto no aniversário de Goiânia (24 de outubro), mas isso não foi possível, pois ainda faltam questões como as normas dos bombeiros.

A revitalização do Mutirama contou com uma contribuição da iniciativa privada. A AER44 firmou um contrato de R$ 450 mil com a Vicon Engenharia para reformar os brinquedos. Essa doação para o Paço se justifica pela proximidade do parque com a Rua 44, atraindo o mesmo público familiar.

A Vicon Engenharia foi a responsável pela reforma dos brinquedos, com o acordo de cooperação visando a manutenção de 25 atrações. O presidente da AER44, afirmou que todas as manutenções contratadas foram realizadas e que os brinquedos estão funcionando e sendo testados todos os dias. 

A garantia da reforma dos brinquedos é de 90 dias, de acordo com o consultor da Segenp, ou 60 dias, segundo Naves, após a finalização do serviço.

Com a reabertura, o parque mutirama disponibilizará 22 brinquedos totalmente reformados. A prefeitura informou que a operação dos brinquedos será feita por equipe própria.

Apesar da revitalização, nem todos os brinquedos retornarão imediatamente, devido a questões técnicas, financeiras ou burocráticas. Entre as atrações populares que não voltarão nesta primeira fase estão a Montanha-Russa, que não foi reformada por falta de viabilidade técnica e econômica, a Torre, que ficou de fora por não haver recursos financeiros, e o Teleférico, parado há mais de oito anos, depende de estudos técnicos e de um alto investimento, estimado em R$ 2 milhões, o que o torna inviável no momento. A Casa Mal-Assombrada ainda não retornará, pois está em processo de licitação. Já a Pista de Miniauto segue desativada após a queda de uma árvore, aguardando reparos.

A Segenp informou que haverá planos de licitação futura para a contratação de uma empresa para garantir a manutenção contínua e segura das atrações do Mutirama.

Um dos destaques da reabertura será o retorno da cobrança de entrada. A cobrança estava suspensa desde 2019, quando o parque foi reaberto após dois anos fechado devido ao acidente com o brinquedo Twister, que deixou 13 pessoas feridas. Na época, foi contratada uma empresa para emitir laudos técnicos de liberação.

O valor do ingresso será simbólico e tem como objetivo principal garantir maior controle e segurança no acesso, evitando que pessoas entrem sem a intenção de utilizar as atrações.

A gratuidade será mantida para visitantes inscritos no CadÚnico e estudantes da rede municipal de ensino.

O Parque Mutirama, que foi inaugurado em 1969 pelo ex-prefeito Iris Rezende com inspiração na estética da Disney, é um importante centro de lazer para Goiânia. 

Recentemente, o parque mutirama foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural material da Capital. A Lei nº 11.268, que concedeu este título, foi sancionada pelo prefeito Rogério Cruz em 2024.

O espaço, que inicialmente teve o plano de reabertura previsto para julho, agora aguarda apenas os laudos finais de segurança para estar totalmente operacional até o final de dezembro ou início de janeiro, permitindo que os visitantes aproveitem os brinquedos reformados.

 

Leia também: Metanol causa 15 mortes e 58 casos de intoxicação no Brasil, diz Ministério da Saúde

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mutirama reabre em Goiânia com 22 brinquedos; veja atrações

LAZER

Mutirama reabre em Goiânia com 22 brinquedos; veja atrações

Após passar por obras de recuperação e melhorias na segurança, parque volta a receber o público...
DF tem sétima saída temporária do ano com 1.479 presos beneficiados

Saidão

DF tem sétima saída temporária do ano com 1.479 presos beneficiados

Detentos devem retornar aos presídios até 13 de outubro; ausência no prazo pode resultar em perda...
Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros na Asa Norte (DF)

Incêndio em edificação

Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros na Asa Norte (DF)

Fogo foi controlado por equipe que estava nas proximidades; duas mulheres tiveram crises nervosas e ...
Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Acidente fatal

Piloto morre após avião cair em pátio de manutenção do metrô em BH

Monomotor atingiu estrutura de galpão e fiação elétrica antes de cair sobre os trilhos; incêndi...
PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

resgate

PCDF resgata mais de 30 cães e gatos em situação de maus-tratos no Guará (DF)

Os animais viviam em ambiente insalubre, com alimentação inadequada e sem acesso à luz solar; res...
Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente

Caminhão atinge duas casas após possível falha nos freios em Caçu

Acidente ocorreu na noite de quinta-feira (8); uma pessoa estava dentro de uma das residências, mas...
Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Crime

Veja vídeo: homem armado com faca invade escola e rende funcionário em Senador Canedo

Suspeito queria ver o filho, que estuda na unidade, apesar de uma medida restritiva; GCM interveio e...
OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

OBESIDADE INFANTIL

OMS desaconselha medicamentos contra obesidade em menores de 10 anos

Enquanto a organização recomenda mudanças no estilo de vida para crianças, Brasil avalia incorpo...