O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do tempo: semana com calor forte e início das chuvas

Semana é marcada por altas temperaturas, mas também com o aumento das chances de chuva a partir de quinta-feira (30).

Bia Salespor Bia Sales em 27 de outubro de 2025
previsão do tempo
A chegada de instabilidades é típica para este período, quando o céu vai se fechando, o ar muda e surge o risco de chuvas com forte recuo térmico. (Imagem: Reprodução)

A previsão do tempo para esta semana em Goiânia promete uma combinação típica de fim de estação: dias de calor intenso e sol predominando, seguidos por um aumento gradual da nebulosidade e das chances de chuvas isoladas. O Inmet aponta para máximas que variam de 29°C a 36°C.

Segunda e terça-feira (27 e 28 de outubro): A previsão para este início de semana é de sol entre nuvens nesta segunda, e máxima estimada em 35°C com mínima de 23°C. Na terça, a previsão indica céu mais nublado, com máxima em torno de 35 °C e a mesma mínima de 23 °C. O calor permanece bastante presente, com baixa cobertura de nuvens na segunda e maior nebulosidade na terça.

Nessa fase, os fatores de risco já comuns em Goiânia — como insolação, calor excessivo em áreas centrais e desconforto por umidade ainda mais alta — começam a ganhar relevância. Para quem trabalha ao ar livre ou se expõe ao trânsito nas ciclovias e vias, recomenda-se: uso de roupas leves, proteção solar (boné, óculos, filtro solar) e beber água regularmente.

Quarta-feira (29 de outubro): O ponto alto da semana em termos de temperatura. A previsão aponta para temperatura máxima chegando aos 36°C, com mínima projetada em 22°C. O céu ficará “predominantemente nublado”, o que pode atenuar um pouco o sol direto, mas o calor continuará forte. É uma janela de atenção para as camadas da população mais vulneráveis — crianças, idosos e quem trabalha sob sol — pois o pico térmico exige maior cuidado: evitar esforços físicos entre 11h e 16h, buscar sombra ou ambientes climatizados, e observar sinais como tontura, irritação ou sede excessiva.

Período de transição

Previsão do tempo
Período de transição é previsto para a partir de quinta-feira (30).(Imagem: Reprodução)

Quinta a domingo (30 de outubro a 2 de novembro): A previsão do tempo indica que aqui acontece a transição esperada: a partir de quinta podem acontecer tempestades isoladas ou fragmentadas na região. Quinta terá máxima em torno de 35°C, mínima de 21°C, com possibilidade de tempestades em partes da área urbana. Sexta e sábado registram máximas de 32°C e mínimas próximas de 20°C, e sábado à noite para domingo a temperatura cai ainda mais até cerca de 29°C de máxima no domingo, com mínima de 20°C.

A chegada de instabilidades é típica para este período, quando o céu vai se fechando, o ar muda e surge o risco de chuvas com forte recuo térmico. Essa passagem exige atenção: ruas podem ficar alagadas, trânsito mais lento, ventos em rajadas e até queda de galhos ou árvores fragilizadas. Vale planejar e por isso o prognóstico da previsão do tempo é tão importante: quem tem passeios ao ar livre, caminhadas ou atividades externas deve programar para início da semana ou depois da chuva. E atenção especial à drenagem urbana e à queda de árvores em bairros com vegetação mais densa.

Recomendações importantes para dias que transitam entre forte calor e chuvas que podem ser intensas

  • Hidratação constante: com o calor intenso especialmente nos primeiros dias, beber água mesmo sem sede é fundamental para evitar desidratação.

  • Proteção solar: mesmo com céu nublado, a radiação ultravioleta continua presente. Use filtro solar, óculos escuros e roupas leves, preferencialmente de cores claras.

  • Cuidado com roupas e calçados: Prefira tênis ou calçados ventilados e roupas frescas. Evite atividades pesadas entre 11h e 16h.

  • Planejamento de atividades externas: os moradores que pretendem fazer uso de parques, praças ou pistas de caminhada devem considerer os horários. Segunda a quarta-feira são mais seguros para atividades externas longas; quinta em diante, tenha plano B em ambiente coberto.

  • Transporte e mobilidade: o calor intenso acentua o desconforto em ônibus, terminais e pontos de espera ao ar livre. Já a elevação da nebulosidade e a chegada de chuvas exigem atenção redobrada no trânsito — reduza velocidade em vias molhadas e evite áreas com risco de alagamento.

  • Vulneráveis à atenção especial: crianças, pessoas maiores de 60 anos, com problemas cardíacos ou respiratórios devem evitar exposição prolongada. Em caso de sensação de mal-estar, tontura, pele ressecada ou suor raro, procurar ambiente fresco e hidratar.

  • Áreas urbanas e vegetação: a chegada de chuvas apontada pela previsão do tempo facilita a limpeza natural de poeira, mas também exige atenção às vias escorregadias, lançamento de água em sarjetas e queda de folhas ou galhos. Educação ambiental: evite jogar lixo em bueiros, a fim de reduzir risco de alagamentos.

Leia mais: Defesa Civil testa envio de alertas de desastres naturais para celulares em Goiás

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também